quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

LIMPEZA E MANUTENÇÃO – SEU WINDOWS NOVO DE NOVO (continuação)


Se você seguiu as dicas do post anterior, seu sistema já deve estar mais ágil, mas ainda há muito trabalho pela frente. Comece transferindo para CDs/DVDs ou pendrives todos os arquivos volumosos (notadamente fotos, vídeos, músicas, etc.) que você não acessa regularmente e, ao final, volte à tela das Propriedades da sua unidade de sistema e confira o ganho de espaço (que já deve ser representativo).
Em seguida:

·        Ainda na tela das Propriedades da sua unidade de sistema, clique no botão Limpeza de disco > Limpar arquivos do sistema, marque as caixas de verificação correspondentes aos arquivos que você deseja excluir (sugiro assinalar todas elas), dê OK e aguarde a conclusão do processo.

Observação: Se SEU WINDOWS ESTIVER “RODANDO REDONDO”, clique na aba Mais opções e remova todos os pontos de restauração do sistema (com exceção do último, que é preservado por padrão).

·        Reinicie o computador – mesmo que você já tenha feito isso para concluir a desinstalação de algum aplicativo –, volte à tela das Propriedades da sua unidade de sistema, selecione aba Ferramentas e, em Verificação de erros, clique em Verificar Agora, marque ambas as opões, clique em Iniciar, confirme o agendamento da tarefa para a próximo boot e reinicie o computador (dependendo do tamanho da unidade, isso pode levar de vários minutos a algumas horas).

·        Depois que o processo for concluído e o Windows, reiniciado, volte a consultar o gráfico em forma de pizza para avaliar os resultados. Em seguida, torne a clicar na aba Ferramentas e, no campo Desfragmentação, solicite uma análise do disco, e caso mais de 10% dos dados estejam fragmentados, clique em Desfragmentar agora (esse processo também pode levar um bocado de tempo, e ainda que seja possível, não é recomendável usar o computador com a desfragmentação em andamento).

Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.