quarta-feira, 24 de junho de 2015

WINDOWS 7 - OUTRAS DICAS, TRUQUES E MACETES

CADEIA PUNE, MAS NÃO REGENERA. NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, O APENADO ENTRA CALOURO E SAI PÓS-GRADUADO.

·        Vai aqui uma boa notícia para quem usa eventualmente o prompt de comando (saiba mais sobre esse recurso nas postagens da semana passada) e não quer perder tempo na hora de encontrar diretórios, pastas e arquivos: sabendo o nome (e observando a grafia exata) do item desejado, dê um clique direito dentro da janela e, em Editar, selecione Localizar... Feito isso, é só definir os parâmetros e clicar em Localizar Próxima.

·        Quando o Windows se torna instável ou simplesmente deixa de responder, o jeito é reiniciar o computador e torcer para isso resolva, certo? Em termos: Dependendo do tamanho da encrenca, você pode recolocar o bonde nos trilhos mais facilmente. Experimente, por exemplo, teclar o atalho Ctrl+Alt+Del, selecionar Iniciar o Gerenciador de Tarefas e, na aba Processos, clicar em explorer.exe e, em seguida, no botão Finalizar Processo. Feito isso, sua área de trabalho passará a exibir somente o plano de fundo, sem ícones, barras e que tais. Volte então ao Gerenciador de Tarefas, clique no menu Arquivo e, em Nova Tarefa (Executar), digite explorer.exe na caixa de diálogo e clique em OK. Se não resolver, pressione novamente Ctrl+Alt+Del, selecione Fazer logoff e torne a ingressar no sistema. Se nem assim resolver, desligue o computador, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

·        Do ponto de vista da segurança, é enfaticamente recomendável operar o sistema com uma conta de usuário-padrão e reservar a de administrador para situações de real necessidade (para saber mais, clique aqui). Caso vá executar algum programa que exija privilégios elevados, dê um clique direito sobre o ícone ou a entrada em Todos os Programas que convoca o dito-cujo, selecione a opção Executar como administrador e informe o nome de usuário e a senha que lhe conferem plenos poderes.

·        Se você usa regularmente o mecanismo de pesquisas do Windows e, de uma hora para outra, ele deixar de localizar arquivos de cuja existência você tem certeza, digite index na caixa de buscas, clique em Opções de Indexação > Avançado e, no campo Solução de Problemas, clique em Recriar e confirme em OK.

·        Travamentos frequentes do sistema podem advir de erros no disco rígido. Para resolver o problema (ou pelo menos tentar), clique em Iniciar > Computador, dê um clique direito na unidade em que o Windows está instalado, selecione Propriedades > Ferramentas > Verificar agora, marque ambas as caixas de verificação, clique no botão Iniciar e siga as instruções na tela. Note que a verificação/correção de erros pode levar de muitos minutos a algumas horas, dependendo do tamanho e do estado do drive. E como não é possível usar o computador nesse entretempo, convém escolher um momento adequado para executar essa tarefa.

Abraços a todos e até a próxima.