segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Windows Live Writer

Bom dia, gente. O final de semana meio corrido e a coisa parece não estar muito diferente nesta segunda-feira. Apenas para manter a peteca no ar e me reportar a um par de e-mails que eu recebi sobre o programa da Microsoft para a edição de blogs, vale mencionar que a ferramenta pode ser obtida em http://download.microsoft.com/download/f/9/a/f9a19f2d-cec4-4a25-9b0b-eb9655ea7561/Writer.msi.
É preciso lembrar que o Live Writer está sendo disponibilizado em versão Beta (para quem não sabe, isso significa que o programa está em fase de desenvolvimento e é oferecido aos interessados justamente para efeito de avaliação e correção de erros). Se você for instalá-lo, verá que o Português não figura entre as opções de idiomas, nem a América Latina, América do Sul ou o Brasil (menos ainda) nas opções regionais.
Como se costuma dizer, os pioneiros são reconhecidos pela flecha espetada no peito (risos). Depois de baixar e instalar a ferramenta, eu até consegui utilizá-la para fazer uma postagem. Mas quando tornei a ligar o computador no dia seguinte, enfrentei algumas dificuldades (o Windows passou a demorar mais que o normal para carregar e o IE se tornou instável).
Depois de tentar (sem êxito) resolver esses problemas através de algumas reconfigurações permitidas pelo Live Writer, achei melhor restaurar o sistema e me livrar da encrenca. Até porque esse tipo de experiência não é lá muito recomendável de se fazer em máquinas de "utilização crítica" - ou seja, no computador que usamos no dia-a-dia para fazer nosso trabalho. Enfim, experimentá-lo ou não fica a critério de cada um (faça-o por sua conta e risco). No que me diz respeito, vou esperar até que a Microsoft libere uma versão mais madura do software.