quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Desempenho do Windows XP

Vamos aproveitar este quase feriadaço (não é todo mundo que pode "enforcar" a quinta e a sexta-feira, mas isso estaria de bom tamanho aqui em Sampa, porque a próxima segunda é feriado municipal) para falar sobre mais uma das muitas sutilezas do XP.
O XP requer uma configuração de hardware respeitável, e o upgrade a partir de versões anteriores (como o 98 ou o ME) normalmente é feito sem as necessárias adequações. Assim, o usuário acaba achando o sistema lento, pesado, e começa a procurar maneiras de rodá-lo com maior desenvoltura.
Uma forma de contornar esse problema consiste em desativar algumas das diversas inovações visuais interessantes, mas que sacrificam os recursos do PC, especialmente em máquinas com alguns anos de estrada, com processadores modestos (para os padrões atuais) e menos de 512MB de memória física (RAM).
Se for o seu caso, experimente clicar com o botão direito do mouse em Meu Computador, escolher Propriedades, clicar na aba Avançado e, no campo Desempenho, clicar no botão Configurações.
Feito isso, marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" ou personalize os diversos efeitos visuais (desmarcando individualmente as respectivas caixas de verificação), buscando uma configuração mais adequada às suas preferências e necessidades.
Amanhã tem mais. Bom feriado a todos.