sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Teclado virtual

Na postagem anterior, vimos como usar o teclado para realizar funções básicas do mouse; agora, veremos a contrapartida - ou seja, como usar o mouse para realizar funções inerentes ao teclado.
Nas suas opções de acessibilidade, o Windows oferece um recurso chamado pela Microsoft de "Teclado Virtual", que garante um nível mínimo de funcionalidade do PC a usuários com deficiência motora, permitindo-lhes digitar dados com um dispositivo apontador ou um joystick. Todavia, nada impede que a gente se sirva do teclado virtual no caso de uma pane inesperada de hardware, ou mesmo para obter maior segurança ao digitar senhas ou outros dados confidenciais em máquinas públicas - nunca é demais lembrar que os "keyloggers" (pequenos programas espiões espalhados por pessoas mal intencionadas) podem monitorar nossa digitação e enviar as informações para os crackers de plantão.
Com uns poucos cliques do mouse, é possível ter na tela do monitor uma representação gráfica do teclado e utilizá-la, também através do mouse, para digitar textos e dar andamento a tarefas associadas ao uso do teclado convencional.

Para abrir o teclado virtual, clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Acessibilidade e, em seguida, clique em Teclado Virtual (note que o programa no qual você deseja digitar deve estar ativo enquanto você estiver usando o Teclado virtual). Para obter mais informações sobre como usar esse recurso, você pode consultar a ajuda o prórpio Windows.
Vale frisar que essas soluções devem ser tidas como simples "quebra-galhos", porque manter o mouse e o teclado em boas condições de funcionamento é essencial para operar o computador adequadamente.

Abraços a todos e até amanhã.