terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Atualizações mal sucedidas

Atualizar o Windows com as correções críticas, de segurança e de alta prioridade que a Microsoft disponibiliza regularmente via Windows Update é um procedimento necessário à segurança do seu PC, conforme já comentamos (em diversas oportunidades) em nossos trabalhos e aqui no Blog. Entretanto, não está afastada a possibilidade de você enfrentar problemas por conta de atualizações mal sucedidas (incompletas ou corrompidas); afinal, software é software. Nessas situações, ao invés de prover melhorias, os novos arquivos podem desestabilizar o sistema e provocar travamentos ou diversas outras anormalidades indesejáveis.
Há várias maneiras de se corrigir um problema dessa natureza, mas cada caso é um caso, evidentemente, e às vezes é preciso pesquisar na base de conhecimentos da Microsoft. Todavia, se você criar um ponto de restauração do sistema antes de descarregar e instalar os remendos, ficará mais fácil revertê-lo para o status quo ante, eliminar os efeitos nocivos da atualização problemática e continuar usando o computador normalmente (até para fazer suas pesquisas e encontrar a solução a solução adequada). Ainda que o próprio Windows crie automaticamente um ponto de restauração antes de aplicar as correções descarregadas do site do WU, não custa nada fazer isso manualmente, por medida de cautela.
Seja como for, boa parte dessas anormalidades pode ser resolvida adotando-se as seguintes providências:

1. Clique em Iniciar > Executar, digite "services.msc" (sem as aspas) e dê OK.
2. Localize o item Atualizações Automáticas e dê duplo clique sobre ele para acessar a tela das Propriedades.
3. Escolha a opção Parar e, mantendo aberta a tela das Propriedades, abra o Windows Explorer, navegue até C:/Windows, localize a pasta SoftwareDistribution e renomeie-a (para SoftwareDistribution.old, por exemplo).
4. Retorne à janela das Propriedades e escolha a opção Iniciar, para reiniciar o serviço de Atualizações Automáticas.

Na próxima atualização, seu sistema deverá receber os arquivos completos e livres de problemas.
Bom dia a todos e até amanhã.