segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Aviso aos navegantes...

A afluência de novos visitantes implica necessariamente em repetições. Existe uma dificuldade natural entre os novatos para postar comentários e acessar conteúdos mais antigos aqui no Blog.
Por conta disso e tendo em vista o que disseram alguns visitantes neste final de semana, resolvi substituir o tema programado para esta segunda-feira por algumas considerações que reputo importantes. Vejamos:
Uma das intenções precípuas do blogueiro é conseguir a interação dos leitores. Se isso exige revisitar alguns assuntos já abordados em outras oportunidades, paciência.
A dúvida apresentada no último sábado realmente não teria razão de ser se o anônimo tivesse lido a postagem do dia 4 de Dezembro, conforme bem lembrou o Paulo Sérgio (através de um comentário oportuno, embora não muito sutil).
Mas a "audiência" aqui do Blog é rotativa, e muita gente me envia perguntas por e-mail por não saber postar comentários. Nada contra esse expediente - aliás, é para isso que eu divulgo meu endereço do Gmail -, que me permite oferecer uma resposta mais abrangente ao interessado e, aproveitando o embalo, informar-lhe também como se faz para inserir comentários e acessar conteúdos antigos.
Seja com for, a questão suscitada indica claramente a necessidade de repetirmos regularmente essas informações aqui no Blog. Então, vamos lá:

A página inicial do blog exibe posts dos últimos sete dias, mas basta clicar no mês, no campo ARCHIVES, à direita da página e logo abaixo do meu perfil, dos links e dos PREVIOUS POSTS, para ter acesso a todos os conteúdos do período em questão (Janeiro, Dezembro, Novembro, Outubro ou Setembro, conforme o caso). Dessa forma é possível retroceder até o dia da criação do Blog e ler todas as postagens publicadas (que hoje somam 163).
Quanto a inserir comentários, nada mais simples: sob cada post existe a palavra COMMENTS precedida de um número (que corresponde ao total dos comentários já existentes naquele post). Clique nessa palavra para abrir a telinha onde você poderá deixar o seu recado.
Quem não é registrado no Blogger e nem tem cadastro no Google pode marcar a opção "outro" e escrever seu nome no campo correspondente - ou escolher "anônimo", se não quiser se identificar. Aí é só clicar no botão azul "Efetuar login e publicar".
Mais uma coisa: sempre que comentar uma postagem ou deixar sua dúvida em relação a algum assunto, volte posteriormente e consulte os demais comentários dessa postagem - quando o assunto não justifica a elaboração de um conteúdo específico, eu costumo introduzir um comentário no post com a resposta solicitada.
Estamos combinados?

Abraços a todos e até amanhã.