quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

RSS - Continuação...

O RSS é uma ferramenta muito útil. Através de uma única interface, ele permite que você leia notícias ou tome conhecimento de novidades das mais variadas fontes - assim, você pode fazer uma triagem e escolher apenas o que for do seu interesse.
Existem vários leitores de RSS gratuitos na internet, com versões para praticamente todos os sistemas operacionais e dotados de recursos diferentes. Alguns programas se agregam a clientes de e-mail e permitem que o usuário leia notícias em softwares como o Outlook Express e o Mozilla Thunderbird, por exemplo. Outros são capazes de verificar os sites listados em um intervalo de tempo pré-definido, e emitem um aviso sonoro ou visual quando encontram uma notícia nova.
O Internet Explorer 7 pode descobrir e exibir feeds enquanto você navega pela Web, mas é possível também se inscrever nos feeds, para verificar e baixar automaticamente as atualizações.
Seja lá como for, um programa específico talvez ofereça mais versatilidade na visualização das notícias. Veja algumas sugestões:

O GreatNews é um cliente de RSS gratuito, com recursos fáceis de usar e aspecto bastante agradável, que possibilita compartilhar o conteúdo com amigos, enviando o link por e-mail ou publicando-o no Del.ici.ous. Para quem não desgruda do noticiário e não quer perder qualquer atualização no conteúdo dos seus sites favoritos, ele é uma boa pedida. Um de seus diferenciais é a organização: assim como o Gmail, o programa permite categorizar cada uma das notícias por meio de Labels (etiquetas), o que ajuda a organizar a massa de informação por assuntos ou temas especificados pelo próprio usuário (http://www.curiostudio.com/).

O Klipfolio, também gratuito, é capaz de fornecer diversos tipos de conteúdo, além do RSS. É possível programá-lo para verificar as mensagens no Hotmail, consultar a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (inclusive do Brasil) e até fazer pesquisas diretamente no Google (http://www.klipfolio.com/).

Bom dia a todos e até amanhã.