Quem já frequentava nosso Blog em Dezembro passado deve estar lembrado de eu ter mencionado um Dicionário de Informatiquês, que chegaria "em breve" às bancas. Pois bem, não me perguntem o motivo do atraso, mas ele (finalmente) chegou.
Entretanto, devido à dinâmica da tecnologia da informação, muitos termos novos surgiram desde então - e, obviamente, não foram levados em conta quando da elaboração do trabalho. Assim, vou dedicar alguns posts para salpicar esses neologismos, começando pelo termo "BITLOCKER".
O Bitlocker é uma técnica de criptografia baseada no AES e incorporada ao Windows Vista para proteger o HD ou as particões do disco rígido dos usuários.
O AES (Advanced Encryption Standard) é um algoritmo criptográfico que usa chaves de 128 a 256 bits e é tido como uma das técnicas de encriptação mais seguras (sendo usada inclusive pelo governo americano).
Existem três maneiras de usar o Bitlocker: duas delas exigem hardware compatível, mas a terceira requer apenas um Memory Key (chaveirinho de memória), que deve ser conectado ao computador para desbloquear o conteúdo.
Bom dia a todos e até amanhã.