terça-feira, 29 de maio de 2007

De volta às dicas de segurança...

Retomando agora o assunto que interrompemos para apresentar os slides do pps sobre as mulheres e a internet, vale dizer que todo malware (seja ele um vírus, worm, trojan, spyware ou outro código malicioso qualquer) é um intruso, devendo, portanto, ser bloqueado, neutralizado ou eliminado.
Mas, muito embora seja sempre melhor prevenir a remediar, nem sempre isso é fácil de se fazer, ainda que seja possível você minimizar sensivelmente os incidentes de segurança tomando algumas medidas preventivas. Confira:

1. Instale um anti-spam (não que ele seja uma solução infalível, mas sempre reduz a quantidade de lixo e de mensagens indesejáveis que chegam à sua caixa postal).

2. Desconfie de promoções imperdíveis, prêmios, vídeos "picantes", fotos "reveladoras" de gente famosa, imagens da última tragédia e outros atrativos que tais (eles constituem as iscas preferidas pelos criminosos virtuais). Resista à curiosidade: se receber algo assim, simplesmente apague.

3. Jamais clique em links recebidos por e-mail, mesmo se a mensagem lhe parecer legítima e o remetente, conhecido. Links são facilmente camuflados (você pode pensar que está acessando o site do seu Banco, por exemplo, e acabar redirecionado para uma página para lá de suspeita). Se for o caso, confira a autenticidade da mensagem digitando o endereço do Banco no navegador ou entrando em contato com seu gerente por telefone).

4. Faça downloads de programas apenas a partir de fontes confiáveis (como os de sites renomados, que geralmente verificam os arquivos disponibilizados). Adicionalmente, evite serviços de compartilhamento (que são uma das principais fontes de disseminação de programas nocivos).

5. Páginas de comunidades como a do popular Orkut são fontes preciosas de dados para golpistas. Lá, eles encontram endereços de e-mail e outras informações que podem utilizar para pintar e bordar. Seja discreto em seu perfil e restrinja o acesso aos seus dados.

6. Instale (e mantenha sempre atualizado) um bom antivírus - embora já não seja suficiente para prover toda a proteção de que você precisa, o antivírus é um dos ítens mais importantes numa suíte de segurança.

7. Instale também um firewall (ou habilite a ferramenta nativa do XP) e um bom programa anti-spyware.

Reze (se isso não ajudar, atrapalhar é que não vai).
Abraços e até mais ler.