sexta-feira, 29 de junho de 2007

São Pedro

Hoje é dia de São Pedro (como também de São Paulo), e os festejos em sua homenagem marcam o encerramento das festas juninas (e o nosso bloco de postagens a esse título).
Vale dizer que o apóstolo pescador do lago de Genezareth é considerado protetor das viúvas e dos pescadores. Ele é festejado com grandes procissões marítimas em diversas cidades do Brasil, e, em terra, os fogos de artifício e os paus-de-sebo são as principais atrações da sua festa.
Segundo o folclore, todos os "Pedros" devem acender fogueiras na porta de casa, no dia 29 de Junho. Além disso, se alguém amarrar uma fita numa pessoa de nome Pedro, esta estará obrigada a dar um presente ou pagar uma bebida a quem a amarrou. Para completar, segue uma fábula curiosa:

Quando chegou a época da colheita de batatas-doces, São Pedro convidou o Diabo para ajudá-lo, oferecendo-lhe metade da produção. Chegando à plantação, o santo permitiu que seu ajudante escolhesse a metade de cima ou a metade debaixo da terra. Ele optou pela metade de cima e, ato contínuo, cortou e levou consigo todas as ramas. Então, São Pedro voltou, arrancou as batatas e convidou o Demo para um grande almoço. Este, que não pode comer as ramas colhidas, prometeu a si mesmo vingar-se do santo.
Passados alguns dias, São Pedro tonou a convidar o Diabo para colher repolhos. Desta vez, todavia, o maligno escolhe a parte que fica debaixo da terra. Assim, São Pedro colheu sua parte e deixou a do Demo no terreno - ou seja, levou todas as cabeças de repolho.
Sentindo-se novamente logrado, o Diabo jurou vingança e passou a aceitar todos os convites para colher produtos da chácara do santo, mas sem nuncar acertar na escolha: quando a planta dava em cima da terra, ele preferia a parte de baixo; quando dava embaixo, ele optava pela parte de cima.
Diz a lenda que o Diabo continua até hoje pelejando para enganar São Pedro.

Bom final de semana a todos e até o mês que vem.