quinta-feira, 26 de julho de 2007

De volta ao Vista

Para aqueles que "sonham" com o Windows Vista - lançado no final de janeiro último com pompa e respaldo publicitário dignos da coroação de um rei -, volto a dizer que "os pioneiros são reconhecidos pela flecha espetada no peito" (veja detalhes nas postagens dos dias 26, 27 e 28 de Março/07).
Mesmo que a Microsoft já tenha corrigido diversos dos seus bugs e falhas de segurança, e que os desenvolvedores de softwares e fabricantes de componentes de hardware tenham solucionado outros tantos problemas de incompatibilidade do novo sistema, talvez ainda não seja o momento de abandonarmos o velho e confiável XP.
São muitos os programas, periféricos e placas que apresentam problemas com o Vista, e mesmo que você esteja disposto a fazer um upgrade de hardware - ou a comprar um equipamento novo com a nova versão do Windows pré-instalada - talvez tenha de substituir também sua impressora, scanner, palmtop e outros aparelhos que tais.
Além disso, a maioria dos computadores (de mesa ou portáteis) vendidos no Brasil por preços acessíveis costuma ter configuração insuficiente para rodar o novo sistema com desempenho aceitável (a não ser talvez a versão Starter Edition, inadequada para usuários mais exigentes).
Vale lembrar, por oportuno, que o XP deve ter vida longa: a Microsoft pretende lançar um novo Sevice Pack (SP3) para ele no primeiro semestre do ano que vem, continuar vendendo licenças até 2009 e oferecer suporte e atualizações de segurança até 2014.
Para quem deseja acrescentar ao seu XP alguns dos recursos visuais do Vista, o VistaMizer é um programinha interessante: apesar de ser um tanto "volumoso" - 14 MB -, ele é fácil de instalar, de configurar, e oferece uma ampla gama de itens personalizados (desde ícones, cursores e papéis de parede até sons iguais aos do Vista, todos reunidos num único tema).
O VistaMizer modifica o visual das janelas, do Menu Iniciar, da barra de tarefas, e implementa o recurso especial do Visual Task Tips, que permite a pré-visualização de todas as janelas abertas no seu desktop. Teste e confira!(mais informações e download em http://www.softpedia.com/progDownload/VistaMizer-Download-74379.html).
Bom dia a todos e até amanhã.