sexta-feira, 27 de julho de 2007

Tudo acaba em pizza...

O "Dia da Pizza"é comemorado todo 10 de Julho.
A pizza surgiu há mais de 6.000 anos entre os hebreus e os egípcios, sendo conhecida inicialmente como "Pão de Abrahão" e constituída por uma fina camada de massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico (algo bem parecido com os "pães sírios" de hoje em dia). Por volta do século III antes de Cristo, os fenícios passaram a cobrir a massa com carne e cebola, e os napolitanos (bem depois) viriam a incrementar a receita com molho de tomate, mas a pizza somente viria a se tornar popular em meados do século XIX, quando um padeiro napolitano de nome Raffaele Spósito - que servia o casal real italiano Umberto I e D. Marguerita - resolveu cobrir o disco com muzzarella, tomate e manjericão (ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana) e batizar essa variação com o nome da rainha.
Foi também em Nápoles que surgiu a primeira pizzaria (Port'Alba), ponto de encontro de artistas da época - dentre os quais Alexandre Dumas, autor de "Os Três Mosqueteiros", que cita diversos tipos de pizzas em algumas de suas obras.
Para acompanhar uma boa pizza, nada como vinho, embora alguns "hereges" saboreiem a redonda regada a chopp ou cerveja. O Brasil produz bons vinhos, embora algumas marcas importadas da França, Itália ou Portugal sejam incomparáveis. Já nossos vizinhos Chile e Argentina oferecem produtos de boa qualidade (como os Carmenère e Merlot) com preços mais "palatáveis" que os dos europeus.
Vinhos tintos combinam com pratos de gosto mais acentuado, ao passo que os brancos se dão melhor com receitas mais suaves. Os espumantes podem tanto acompanhar as refeições quanto ser servidos como aperitivo.
Convém armazenar as garrafas na posição horizontal, ao abrigo da luz e do calor (dessa maneira, a rolha não resseca e não há perigo de a bebida azedar).
Em dias frios, é recomendável degustar vinhos tintos à temperatura ambiente - preferencialmente em taças, porque elas acentuam o aroma da bebida. Brancos e espumantes devem ir à mesa geladinhos - depois de abertos, eles podem ser mantidos num balde com gelo.
Bom apetite e um bom final de semana a todos.

EM TEMPO: Tem frase nova no pé da pagina. Vale a pena conferir...