quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

LCDs

Espero sinceramente que Papai Noel tenha sido generoso com todos vocês. Quanto à postagem de hoje, início de mais uma semana "curta" - com as pessoas mais preocupadas com o reveillon, viagens e passeios -, achei por bem falar sobre um tema ameno e eventalmente interessante para quem comprou ou ganhou uma tela LCD no Natal.
Há quem diga que ligar e desligar repetidamente um monitor LCD desgasta sua fonte de luz e, consequentemente, encurta a vida útil do aparelho. Mas isso está mais para "mito" do que para realidade, até porque as lâmpadas usadas como retro-luz dos LCDs passam continuamente por um ciclo de "liga-e-desliga" enquanto o monitor está em operação (e quanto menos tempo elas passarem nesse ciclo, mais elas duram).
Por outro lado, manter uma configuração muito brilhante pode resultar em marcas de amarelamento no LCD em si. Então, para prolongar a vida útil do seu monitor, mantenha a tela o mais escura que puder (mas não a ponto de lhe causar desconforto visual, evidentemente).
Vale lembrar que os LCDs de laptops, cuja substituição é cara e complicada, geralmente são configurados para apresentar imagens com um padrão mais escuro, até mesmo para prolongar a autonomia e vida útil da bateria.
Bom dia a todos e até amanhã.