quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Live OneCare - Erro de Script

Para manter o desempenho e a estabilidade do computador em patamares aceitáveis, é preciso que façamos manutenções preventivas regularmente.
Além de atualizar o sistema operacional, os aplicativos e fazer semanalmente uma varredura completa nos arquivos com ferramentas antivírus e anti-spyware, convém também deletar o "lixo" virtual que se acumula com o passar do tempo e o uso normal da máquina, corrigir eventuais erros no disco e desfragmentar os dados - coisa que pode ser feita com recursos do próprio sistema.
Por outro lado, a despeito da importância de se manter o Registro saudável (sem chaves e/ou entradas inválidas e outros que tais), o Windows não disponibiliza uma ferramenta nativa para esse fim, restando ao usuário recorrer a softwares de terceiros (pagos ou gratuitos), conforme já comentamos diversas vezes aqui no blog, inclusive oferecendo diversas sugestões de programas práticos e eficientes.
Quem não tem programas residentes pode se valer do Windows Live OneCare (serviço on-line disponibilizado pela própria Microsoft (cujo link se econtra aqui no blog, na coluna à direita da página), que é muito fácil de usar: basicamente, basta aceitar o contrato e escolher uma das opções disponíveis (Proteção, Limpeza ou Ajuste), embora seja melhor optar pela verificação completa - ainda que ela seja mais demoranda, tanto na descarga dos controles ActiveX quanto na varredura.
Embora eu disponha de alguns softwares para otimização do sistema, acostumei-me a usar o Live OneCare pelo menos uma vez por semana. Só que, de uns tempos para cá, ele começou a apresentar uma mensagem de erro de script (tipo Linha: 2; Caracter: 1; Erro: Caracter inválido; Código: 0 ou coisa parecida) que tornava impossível realizar a verfificação.
Depois de tentar diversas reconfigurações no navegador e uma porção de soluções menos ortodoxas, descobri como solucionar o problema. Então, se essa anormalidade acontecer também com você, vá ao Menu Ferramentas do Internet Explorer, clique em Opções da Internet e na aba Segurança. Depois, clique em Sites Confiáveis e no botão Sites. Desmarque a opção "Exigir verificação do servidor (https) para todos os sites desta zona", escreva "about:blank" (sem as aspas) na caixa "Adicionar este site à zona:", clique no botão "Adicionar" e, finalmente, em "Fechar".
Feito esses ajustes, você já pode voltar à página do Live OneCare, que irá funcionar normalmente. Quanto à causa do problema e a razão pela qual o procedimento sugerido o corrige, só Deus e - possivelmente - a Microsoft é que sabem.
Bom dia a todos.