segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

MS Internet Explorer 7

Se você usa o IE como navegador de Internet, é provável que já tenha migrado para a versão atual, até porque a Microsoft resolveu liberar esse upgrade também para usuários do XP "capitão gancho" (veja nossa postagem do dia 29 pp).
O programa foi objeto de diversos melhoramentos: sua nova interface apresenta menos itens desnecessários, maximiza o espaço da tela dedicado às páginas da Web e reduz o tamanho da barra de ferramentas; os botões Voltar e Avançar estão menores e foram movidos para perto da barra de endereços; o ícone com a bandeira do Windows, que ficava no canto superior direito do IE6, foi removido para dar espaço à caixa de pesquisas; uma nova central de Favoritos agrupa seus sites favoritos, RSS feeds e histórico de navegação (você pode explorar a nova barra de ferramentas para ver todas as opções, inclusive de impressão, visualização de página e configurações).
A nova versão oferece também navegação por abas (como no Firefox) e proteção dinâmica contra phishing (baseada num serviço on-line atualizado várias vezes por dia). Para quem não sabe, as abas (ou guias) permitem acessar diversas webpages simultanemanete a partir de uma única janela do navegador. Para isso, clique numa guia vazia da barra de ferramentas - ou dê um clique direito num hiperlink de uma webpage qualquer e escolha Nova Guia (você pode também usar o botão direito do mouse para atualizar uma guia, ou todas as guias em grupo, bem como para fechá-las, também individualmente ou em grupo. Já o recurso Guias Rápidas permite visualizar miniaturas de todas as guias abertas em uma única janela: clique no ícone Guia Rápida, à direita do ícone Favoritos, para ver todas as guias abertas (note que esse botão só estará disponível quando houver duas ou mais guias abertas) e a caixa de pesquisa (no canto superior direito do browser) permite fazer pesquisas diretamente: basta digitar as palavras desejadas e escolher um provedor de pesquisa (para adcionar outros provedores, clique na seta suspensa e na opção Encontrar mais provedores de pesquisa). Isso sem mencionar uma extensa lista de complementos (confira em http://www.windowsmarketplace.com/category.aspx?bcatid=3500).
Quem ainda não fez o upgrade deve correr, para não perder o bonde: a Microsoft já está trabalhando no IE8, visando fazer frente ao Firefox 3 - que deve ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem.
E já que falamos no Firefox, vale salientar que esse programa foi escolhido como "Software do Ano" pela revista Info e alcançou a marca dos 400 milhões de downloads - se você quiser experimentar a nova versão, pode baixá-la (beta e somente em inglês) no site da Mozilla (http://www.mozilla.com/en-US/products/download.html?product=firefox-3.0b1&os=win&lang=en-US).
A propósito: muita gente considera o Firefox um navegador seguro, sem bugs e imune a vírus. Todavia seus desenvolvedores já identificaram (e corrigiram) mais de 11.000 mil falhas nessa nova versão - e ainda restam cerca de 700 problemas para ser resolvidos até o lançamento.
Enfim, para migrar para o IE7, basta você abrir o IE6, digitar http://www.microsoft.com/brasil/windows/downloads/ie/getitnow.mspx, selecionar a versão compatível com seu sistema e seguir as instruções de instalação. Em caso de arrependimento (possibilidade bastante remota, convenhamos), é só clicar em Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou remover programas, marcar a caixa Exibir atualizações (na parte superior da caixa de diálogo), localizar o IE7 na lista e clicar em Alterar/Remover.
Bom dia a todos.