segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Recuperador de arquivos

Já vimos que os arquivos gravados no HD, quando apagados, continuam passíveis de recuperação até que sejam sobrescritos. Isso porque os dados não são eliminados imediatamente - o comando "Delete" exclui apenas da FAT (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) a entrada correspondente ao arquivo, sinalizando para o sistema que os clusters respectivos estão livres para reutilização.
Assim, se você excluir um arquivo qualquer por engano, terá grandes chances de recuperá-lo mesmo depois de esvaziar a lixeira ou de ter pressionado a combinação de teclas <Shift+Del>. Para isso, todavia, é preciso agir depressa e dispor dos recursos necessários, como os fornecidos pelo freeware Restoration 2.5.14.
O download é rápido - são apenas 229 KB - e o programinha dispensa instalação (podendo rodar também a partir de um disquete, CD, pen-drive ou outra mídia removível). Aliás, ele também executa o trabalho inverso - ou seja, elimina definitivamente os arquivos deletados -, sendo uma mão na roda quando você vende o PC, por exemplo, e deseja eliminar definitivamente do HD seus dados confidenciais, arquivos embaraçosos e outros que tais.
Mais informações e download em http://www.snapfiles.com/get/restoration.html.
Até amanhã.