terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Reinstalação do XP

Sabemos que a estabilidade e a performance do Windows tende a se degradar com o passar do tempo e o uso normal da máquina, razão pela qual, mais dia, menos dia, a reinstalação a partir do zero é inevitável.
Então, se você resolver "chutar o pau da barraca" - afinal, ter que ir tomar um cafezinho enquanto espera o sistema abrir um simples arquivo de texto é dose pra elefante -, saiba que reinstalar o sistema não envolve grandes dificuldades (embora seja um processo trabalhoso e um tanto demorado), e que, a não ser em casos de falhas irrecuperáveis do disco ou ações fulminantes de malwares mais agressivos, não implica necessáriamente na perda de arquivos pessoais e outros dados de difícil recuperação - desde que, evidentemente, você mantenha backups de suas informações importantes em CDs, DVDs ou pen-drives.
Quem dispõe de mais de um HD - ou tem seu disco particionado - pode reinstalar o sistema de forma ainda menos traumática, já que a reformatação da unidade C: não afetará os arquivos gravados nos demais discos e/ou partições (recomendo ler outras postagens sobre esse tema, notadamente a do dia 22 de novembro passado).
Se você ainda não tem cópias de segurança de suas fotos, apresentações, vídeos e outros que tais que gostaria de manter, mãos à obra: crie uma nova pasta na Área de Trabalho, copie para dentro dela todo o conteúdo de Meus Documentos e os demais arquivos desejados (não se esqueça dos "Favoritos" do IE, das mensagens do Outlook Express e de sua lista de contatos) e, ao final, transfira essa pasta para um CD-R ou dispositivo de mídia removível.
Para salvar seus Favoritos:

1. Abra o navegador, clique em Arquivo > Importar/Exportar > Avançar > Exportar Favoritos.
2. Selecione a pasta Favoritos e clique em Avançar.
3. Selecione a opção Exportar para um arquivo ou endereço (por padrão, o IE nomeia o arquivo como "boookmark.htm" e o salva na pasta Meus Documentos).
4. Clique em Avançar > Concluir e copie o arquivo para outra unidade, drive ou mídia removível.

Para salvar as mensagens do OE:

1. Abra o OE, clique em Arquivo > Pasta > Compactar todas as pastas e feche o porgrama.
2. No menu Iniciar, clique em Pesquisar > Todos os arquivos e pastas e digite *.dbx.
3. A partir do resultado da pesquisa, copie as pastas e salve-as em outra partição, disco ou mídia removível.

Para salvar sua lista de contatos:

1. Abra o OE, clique em Arquivo > Exportar > Catálogo de endereços.
2. Escolha a opção Arquivo de Texto (valores separados por vírgula), nomeie o arquivo, selecione o campo de informações que pretende salvar e conclua.

Todos os demais programas - da Microsfot ou de terceiros - terão de ser reinstalados, reconfigurados e atualizados. Faça uma relação dos softwares cujos arquivos de instalação você não tem em mídia e baixe-os da Web depois de reinstalar e reconfigurar seu sistema. E como o Windows, num primeiro momento, estará ainda mais vulnerável a vírus, trojans, spywares e outros malwares que infestam a rede, antecipe o download de seu arsenal de segurança (antivírus, antispyare e firewall - caso não pretenda usar a proteção nativa do XP), visando limitar o tempo navegação desprotegida ao mínimo necessário (baixe os programas, mas não os execute; apenas salve-os naquela pastinha de backup que você criou).
Amanhã daremos continuidade a esse assunto e veremos como reinstalar o sistema sem precisar "alugar" algum amigo mais experiente ou recorrer a profissionais da área.
Bom dia a todos e até lá.