terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Windows XP - Dicas de Regitro

Quem retornar pelo Blog até o final de 2006 irá encontrar algumas postagens atinentes ao Registro do Windows (o que é, para que serve e como pode ser editado com relativa segurança, dentre outras coisas), de modo que vou apenas relembrar que esse importante banco de dados do sistema armazena informações essenciais sobre o hardware e os softwares instalados no computador, além dos perfis de cada usuário e um sem-número de configurações de propriedades que Windows consulta continuamente. Assim, visto que toda inicialização (Boot) é precedida da verificação desses parâmetros, qualquer modificação mal-sucedida no Registro pode gerar graves transtornos para o usuário.
Sempre me sinto desconfortável ao postar dicas envolvendo a edição manual do Registro, até porque isso deve ser levado a efeito apenas por quem sabe realmente o que está fazendo e, mesmo assim, somente depois de um indispensável backup (total ou parcial, conforme o caso) e da criação de um ponto de restauração do sistema (assuntos já amplamente discutidos aqui no Blog). Por outro lado, inúmeras personalizações e reconfigurações do Windows somente podem ser obtidas através do "regedit" (ferramenta nativa do sistema para a edição manual do Registro), embora haja uma porção de utilitários interessantes (também abordados em outras oportunidades) que facilitam sobremaneira esse trabalho e geralmente oferecem opções de reversão, para o caso de o resultado não sair como esperado.
Enfim, vou concluir esta postagem sugerindo um site que descobri num fórum da Web, onde existem (dentre outras coisas) dicas muito legais para a personalizar o Windows e solucionar problemas via edição do Registro. Se você é um usuário mediano ou avançado (e se domina o idioma do Tio Sam), não deixe de dar uma espiada em http://www.hiren.info/pages/windows-xp-registry-tips. Vale a visita.
Um bom dia a todos e até mais.