Embora possamos gerenciar nossa correspondência eletrônica via Webmail, especialmente se tivermos um serviço que ofereça fartura de espaço, um programa cliente traz algumas vantagens, até porque as mensagens ficam armazenadas em nosso PC e podem ser acessadas a qualquer momento, mesmo off-line (respostas e/ou novos e-mails permanecem na caixa de saída do programa, sendo despachados automaticamente quando a conexão com a Internet é restabelecida).
Talvez o Outlook Express não seja o melhor cliente de e-mails, mas certamente é o mais utilizado (por ser um componente do MS Internet Explorer, que faz parte do Windows, que é o sistema operacional mais popular entre os usuários de PCs).
Por ser muitiusuário, OE é capaz de manipular diversos endereços de e-mail, permitindo checar todas as suas contas de uma tacada só e resguardadar sua privacidade - e a dos demais familiares ou colegas de trabalho com quem você compartilha seu computador, se for o caso. Para criar identidades e configurar senhas, é só fazer o seguinte:
1. Abra o OE e, na tela inicial, clique em Arquivo e escolha Identidades > Adicionar nova identidade.
2. Crie um novo usuário e atribua-lhe uma senha de acesso (marque a opção exigir senha).
3. Clique em Gerenciar Identidades (para determinar com qual identidade o programa deverá ser aberto na inicialização).
Observação: note que múltiplas identidades só fazem sentido quando o computador é compartilhado com outras pessoas.
Feito isso, você deverá adicionar as contas de e-mail que o programa irá administrar (nesse caso, a configuração das contas de e-mail - uma ou mais contas por usuário - deve ser feita para cada uma das identidades criadas):
1. Abra o OE, vá ao menu Ferramentas e clique em Contas.
2. Clique em Adicionar e em Correio (ou E-mail).
3. Crie um nome para a conta, entre com seu e-mail e assegure-se de que a caixa de verificação "Incluir esta conta ao receber ou sincronizar e-mails" esteja assinalada.
4. Insira os dados fornecidos pelo seu provedor (servidores POP3 e SMTP para mensagens recebidas e enviadas, respectivamente, que consistem geralmente em algo como "pop.nomedoservidor.com.br" e "smtp.nomedoservidor.com.br").
5. Entre com seu nome de usuário e senha, marque a caixa "Lembrar senha" e clique em Concluir. (Em "Servidor de saída", só marque a caixa "Meu servidor requer autenticação" e modifique as configurações avançadas se seu serviço de e-mail assim o exigir - se necessário, entre em contato com o suporte técnico de seu provdeor).
6. Faça um teste enviando uma mensagem para si mesmo. Clique em "Criar e-mail", preencha o campo "Para" com seu próprio endereço, escreva qualquer coisa no corpo da mensagem e clique no botão "Enviar/rec...". Espere alguns minutos e torne a clicar em "Enviar/rec...". Se o e-mail aparecer em sua caixa de entrada, a configuração terá sido feita corretamente e o programa estará funcionando.
Se você tem por hábito usar mais de um computador para acessar seus e-mails (em casa e no trabalho, por exemplo), talvez seja interessante deixar cópias das mensagens nos servidores do provedor. Para fazer isso:
1. Na janela principal do OE, clique em Ferramentas > Contas.
2. Selecione sua conta pessoal, clique em Propriedades > Avançado e, no campo "Entrega", marque a caixa de verificação correspondente.
É importante ressaltar que o OE é um software residente. Caso você precise formatar o HD e reinstalar o Windows, tanto sua lista de contatos como as mensagens armazenadas nas diversas pastas do programa serão perdidas. Para prevenir aborrecimentos:
1. Clique em Arquivo > Exportar > Catálogo de endereços.
2. Escolha a opção Arquivo de Texto (valores separados por vírgula), dê um nome que faça sentido para você e selecione o campo de informações que pretende salvar.
3. Depois de salvar sua agenda de contatos, clique em Arquivo > Pasta e clique em Compactar todas as pastas.
4. Clique em Iniciar > Pesquisar > Todos os arquivos e pastas, digite "*.dbx" (sem as aspas) e faça uma cópia das pastas num CD-R ou pen-drive.
Para quem gosta de atalhos de teclado, aqui vão alguns que funcionam no OE:
Selecionar todas as mensagens CTRL+A
Enviar e receber emails: CTRL+M
Excluir um email: DEL ou CTRL+D
Abrir ou postar nova mensagem: CTRL+N
Abrir o catálogo de endereços: CTRL+SHIFT+B
Responder ao remetente: CTRL+R
Encaminhar mensagem: CTRL+F
Responder a todos: CTRL+SHIFT+R
Ir para a Caixa de entrada: CTRL+I
Ir para a próxima mensagem: CTRL+>
Voltar à mensagem anterior: CTRL+<>
Ir para o próximo email não lido: CTRL+U
Ir para uma pasta: CTRL+Y
Em tempo: Mensagens "pesadas" são uma tortura para destinatários que utilizam conexão discada (e mesmo quem tem acesso rápido perde um tempão decarregando centenas de e-mails inúteis ou com anexos enormes - e quase sempre desinteressantes). Alguns clientes de e-mail (como o Pégasus) permitem visualizar detalhes das mensagens ainda no servidor, mas até que a Microsoft adicione essa função ao OE, o jeito é fazer uma triagem via Webmail ou recorrer a softwares de terceiros, como o AvirMail (http://www.avirmail.com/).
Um bom dia a todos e até amanhã.