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Talvez o Outlook Express não seja o melhor cliente de e-mails, mas certamente é o mais utilizado (por ser um componente do MS Internet Explorer, que faz parte do Windows, que é o sistema operacional mais popular entre os usuários de PCs).
Por ser muitiusuário, OE é capaz de manipular diversos endereços de e-mail, permitindo checar todas as suas contas de uma tacada só e resguardadar sua privacidade - e a dos demais familiares ou colegas de trabalho com quem você compartilha seu computador, se for o caso. Para criar identidades e configurar senhas, é só fazer o seguinte:
1. Abra o OE e, na tela inicial, clique em Arquivo e escolha Identidades > Adicionar nova identidade.
2. Crie um novo usuário e atribua-lhe uma senha de acesso (marque a opção exigir senha).
3. Clique em Gerenciar Identidades (para determinar com qual identidade o programa deverá ser aberto na inicialização).
Observação: note que múltiplas identidades só fazem sentido quando o computador é compartilhado com outras pessoas.
Feito isso, você deverá adicionar as contas de e-mail que o programa irá administrar (nesse caso, a configuração das contas de e-mail - uma ou mais contas por usuário - deve ser feita para cada uma das identidades criadas):
1. Abra o OE, vá ao menu Ferramentas e clique em Contas.
2. Clique em Adicionar e em Correio (ou E-mail).
3. Crie um nome para a conta, entre com seu e-mail e assegure-se de que a caixa de verificação "Incluir esta conta ao receber ou sincronizar e-mails" esteja assinalada.
4. Insira os dados fornecidos pelo seu provedor (servidores POP3 e SMTP para mensagens recebidas e enviadas, respectivamente, que consistem geralmente em algo como "pop.nomedoservidor.com.br" e "smtp.nomedoservidor.com.br").
5. Entre com seu nome de usuário e senha, marque a caixa "Lembrar senha" e clique em Concluir. (Em "Servidor de saída", só marque a caixa "Meu servidor requer autenticação" e modifique as configurações avançadas se seu serviço de e-mail assim o exigir - se necessário, entre em contato com o suporte técnico de seu provdeor).
6. Faça um teste enviando uma mensagem para si mesmo. Clique em "Criar e-mail", preencha o campo "Para" com seu próprio endereço, escreva qualquer coisa no corpo da mensagem e clique no botão "Enviar/rec...". Espere alguns minutos e torne a clicar em "Enviar/rec...". Se o e-mail aparecer em sua caixa de entrada, a configuração terá sido feita corretamente e o programa estará funcionando.
Se você tem por hábito usar mais de um computador para acessar seus e-mails (em casa e no trabalho, por exemplo), talvez seja interessante deixar cópias das mensagens nos servidores do provedor. Para fazer isso:
1. Na janela principal do OE, clique em Ferramentas > Contas.
2. Selecione sua conta pessoal, clique em Propriedades > Avançado e, no campo "Entrega", marque a caixa de verificação correspondente.
É importante ressaltar que o OE é um software residente. Caso você precise formatar o HD e reinstalar o Windows, tanto sua lista de contatos como as mensagens armazenadas nas diversas pastas do programa serão perdidas. Para prevenir aborrecimentos:
1. Clique em Arquivo > Exportar > Catálogo de endereços.
2. Escolha a opção Arquivo de Texto (valores separados por vírgula), dê um nome que faça sentido para você e selecione o campo de informações que pretende salvar.
3. Depois de salvar sua agenda de contatos, clique em Arquivo > Pasta e clique em Compactar todas as pastas.
4. Clique em Iniciar > Pesquisar > Todos os arquivos e pastas, digite "*.dbx" (sem as aspas) e faça uma cópia das pastas num CD-R ou pen-drive.
Para quem gosta de atalhos de teclado, aqui vão alguns que funcionam no OE:
Selecionar todas as mensagens CTRL+A
Enviar e receber emails: CTRL+M
Excluir um email: DEL ou CTRL+D
Abrir ou postar nova mensagem: CTRL+N
Abrir o catálogo de endereços: CTRL+SHIFT+B
Responder ao remetente: CTRL+R
Encaminhar mensagem: CTRL+F
Responder a todos: CTRL+SHIFT+R
Ir para a Caixa de entrada: CTRL+I
Ir para a próxima mensagem: CTRL+>
Voltar à mensagem anterior: CTRL+<>
Ir para o próximo email não lido: CTRL+U
Ir para uma pasta: CTRL+Y
Em tempo: Mensagens "pesadas" são uma tortura para destinatários que utilizam conexão discada (e mesmo quem tem acesso rápido perde um tempão decarregando centenas de e-mails inúteis ou com anexos enormes - e quase sempre desinteressantes). Alguns clientes de e-mail (como o Pégasus) permitem visualizar detalhes das mensagens ainda no servidor, mas até que a Microsoft adicione essa função ao OE, o jeito é fazer uma triagem via Webmail ou recorrer a softwares de terceiros, como o AvirMail (http://www.avirmail.com/).
Um bom dia a todos e até amanhã.