Vimos que os PCs perderam o protagonismo depois que as pessoas passaram a interagir mais com seus smartphones, que Samsung, Motorola, Xiaomi e Realme abocanham 36%, 19%, 16% e 6% do mercado de celulares brasileiro.
Vimos também que a Apple fica com a menor fatia porque o iOS roda somente no hardware da marca, e que as versões 14 ou 13 do Android, se devidamente atualizadas com os patches de segurança, são adequadas para a maioria dos usuários, mesmo porque as últimas atualizações visaram mais à estabilidade do sistema do que a inclusão de novos recursos.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Em seus dois mandatos anteriores, Lula indicava candidatos ao STF embasado em sugestões de assessores como o então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. A terceira indicação companheira do novo ciclo — do AGR Jorge Messias para a vaga de Barroso — prioriza os serviços prestados em detrimento dos serviços que serão prestados.
Na primeira escolha, o petista afirmou que "todo mundo compreenderia" a indicação de Cristiano Zanin — o amigo e advogado que o defendeu na Lava-Jato. Na segunda, disse que Flávio Dino era o ministro com “cabeça política” que ele sempre sonhou ter na Suprema Corte. Agora, com Messias, submete à apreciação do Senado um personagem que comandava a Subchefia de Assuntos Jurídicos do Planalto em 3016, quando o então juiz Sergio Moro levantou o sigilo do célebre grampo em que Dilma avisou Lula de que o "Bessias" estava a caminho, levando o ato de sua nomeação para a Casa Civil. Barrada por Gilmar Mendes, a tentativa frustrada de converter o então futuro presidiário mais famoso desta banânia em ministro marcou o epílogo de Dilma, que foi deposta seis meses depois.
A facção bolsonarista do Senado ergue barricadas contra Bessias e a oposição critica a escolha mais ou menos como o macaco que senta em cima do próprio rabo para falar mal do rabo dos outros. Quando presidente, Bolsonaro indicou Nunes Marques — referindo-se a ele como “10% de mim dentro do Supremo" — e André Mendonça — trocando a exigência constitucional do "notório saber jurídico" pela “virtude celestial” de ser “terrivelmente evangélico".
Guardadas as devidas diferenças, presidentes de esquerda e direita desejam a mesma coisa: uma lealdade suprema, capaz de condenar e prender os outros e absolver e soltar os seus. No entanto, depois que a toga repousa sobre o ombro do escolhido, a lealdade vai se tornando uma sólida abstração.
Ainda assim:
1 - Com o Circule para pesquisar — presente na linha Pixel e em modelos recentes da Samsung, mas que deve ser disponibilizado em breve para dispositivos de outras marcas — é possível pesquisar no Google desenhando um círculo com o dedo em qualquer parte da tela. Depois de ativar a função, pressione o botão central da barra de navegação (Home) e circule com o dedo o item desejado na imagem congelada para obter os resultados mais relevantes numa janela sobreposta à tela original.
2 - Disponível nos aparelhos Samsung e Motorola, a Pasta Segura cria um espaço protegido para guardar fotos, arquivos, aplicativos e outros conteúdos "sensíveis". Toque em Configurações, pesquise por Pasta Segura (o caminho pode variar conforme a marca e modelo do aparelho) e crie uma senha ou defina o uso da impressão digital ou leitura facial. Caso seu smartphone não ofereça esse recurso, abra o aplicativo Files, toque na aba Explorar, procure algo como Pasta segura ou Pasta trancada, defina o PIN que será usado como chave de acesso, selecione os arquivos que deseja proteger, toque no ícone de três pontos e escolha a opção Mover para Pasta Segura.
3 - Para preservar a vida útil da bateria, os celulares Android interrompem o carregamento a 80% — o que é particularmente útil para quem deixa o celular carregando durante a noite ou trabalha com o aparelho conectado à tomada, como os motoristas de aplicativo. Para ativar o recurso, toque em Configurações > Bateria > Proteção da bateria (ou Proteção contra sobrecarga, dependendo da marca do aparelho e da versão do sistema).
4 - O WhatsApp não oferece uma ferramenta nativa para recuperar mensagens apagadas, mas alguns aparelhos Android permitem fazê-lo a partir do Histórico de notificações. Acesse as Configurações, toque em Notificações > Histórico de notificações e habilite a opção Usar histórico de notificações para que as novas notificações — incluindo as mensagens de WhatsApp apagadas — sejam acessadas facilmente.
5 - A Transcrição ao vivo converte falas e áudios em texto na tela, em tempo real. O recurso se destina a pessoas com deficiência auditiva, mas pode ser útil em ambientes barulhentos, por exemplo. Toque em Configurações > Acessibilidade, localize a função Transcrição ao vivo e siga as instruções. Feito isso, sempre que você tocar no botão flutuante o dispositivo transcreverá automaticamente quaisquer sons captados pelo microfone ou reproduzidos pelo aparelho.
6 - O recurso Ocultar aplicativos — cujo nome, disponibilidade e localização variam conforme a marca e o modelo do celular — remove os ícones dos programas da tela inicial e da gaveta de aplicativos. Toque em Configurações e pesquise por "Ocultar aplicativos"; se não encontrar, instale o App Hider ou outro programinha similar — maioria deles é preciso digitar uma senha, fazer um gesto específico ou entrar em uma pasta segura para ter acesso aos aplicativos ocultos.
Observação: Enquanto a Pasta Segura oculta aplicativos e dados e oferece um nível de proteção mais robusto, Ocultar Aplicativos apenas remove o ícone da tela inicial e da lista de aplicativos. Ou seja, os apps continuam instalados e podem ser acessado por quem conhecer o caminho das pedras.
Conclui no próximo capítulo.