segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Privacidade no Messenger

Um dos problemas do Windows Live Messenger, a meu ver, é a falta de privacidade - ou de sossego, melhor dizendo -, especialmente quando sua lista de contatos é muito extensa: basta você se logar na rede para pipocarem janelinhas com "Ois", "Tudo Bens" e sorridentes emoticons - até porque prover comunicação entre os usuários é justamente a finalidade precípua do programa, mas há situações nas quais o que você quer mesmo é teclar com um contato específico sem ser bombardeado pelas insistentes mensagens dos demais (que não têm bola de cristal, afinal de contas).
Para contornar esse aborrecimento, você até pode ficar invisível - ou seja, aparecer "Off-line" para seus contatos -, mas se a pessoa com quem você deseja conversar fizer o mesmo, um não saberá que o outro está disponível. Por conta disso, uma solução mais interessante consiste em baixar o Messenger Plus Live, que oferece diversos recursos extras (tais como a possibilidade de configurar a seu gosto as cores e a transparência das janelas, obter registro resumido de conversas e personalizar a exibição de seu status para um grupos de contatos - que é o mote desta postagem). Com ele, você pode aparecer "On-line" para aqueles com quem realmente deseja conversar naquele momento e, ao mesmo tempo, exibir o status de "Ausente" ou "Ocupado" para os demais, além de impedir que curiosos fiquem observando sua tela: acionando uma simples tecla de atalho, é possível esconder todas as janelas do mensageiro de uma tacada só.
Sugestão de download: http://superdownloads.uol.com.br/download/130/messenger-plus-live/.

EM TEMPO: Amanhã é dia de "patch tuesday" da Microsoft, que deverá consertar quatro falhas consideradas críticas em seus produtos. O pacote corrige vulnerabilidades que permitem a execução remota de códigos no Windows Media Player 11 em várias versões do Windows, brechas que permitem execução remota de códigos no Windows e em produtos relacionados (como Windows 2003 Server, Vista, XP, Office, .Net Framework, Works, Visual Studio, Visual FoxPro) e problemas de execução remota de códigos no Windows Media Encoder 9 no Office e no Office OneNote 2007.
Tradicionalmente, a Microsoft oferece um preview das atualizações na quinta-feira anterior ao "patch tuesday", mas promete passar a dar prioridade, a partir de Outubro, aos fabricantes de produtos de segurança, antecipando-lhes os detalhes técnicos das correções antes do efetivo lançamento.

Tenham todos uma boa semana.