terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Tábua de salvação

Atire o primeiro mouse quem nunca deletou um arquivo por engano e, quando se deu conta, viu que já havia esvaziado a Lixeira (ou que ela havia sido esvaziada por alguma ferramenta de limpeza e manutenção).
Por conta disso, não custa nada – literalmente – dispor de um programinha como o freeware PC Inspector File Recovery (disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/187/pc-inspector-file-recovery/), que vasculha o disco, exibe os arquivos apagados recentemente e permite recuperá-los com um simples clique do mouse, além de ser capaz também de recuperar arquivos em partições corrompidas, no caso de problemas mais sérios com o HD.
Vale lembrar que um arquivo apagado não desaparece fisicamente do disco; a exclusão promove apenas uma alteração na tabela de alocação de arquivos que torna disponíveis os clusters anteriormente ocupados. O lado bom dessa história é que os dados excluídos acidentalmente podem ser recuperados, mas o lado ruim é que, se você passar adiante o PC, eles podem vir a ser acessadas por pessoas inescrupulosas.
Para evitar esse transtorno, uma boa idéia é usar o Wipe Info (que faz parte do pacote Norton System Works, da Symantec), ou então um programinha gratuito como o Wipe Disk, que pode ser emcontrado em http://superdownloads.uol.com.br/download/30/wipedisk/.
Bom dia a todos.