quinta-feira, 5 de março de 2009

VirusTotal

Segurança é um hábito que devemos cultivar e, por essa razão, boa parte das postagens aqui do Blog focam esse tema (afinal, navegar na web está mais para um safári do que para um passeio no parque). Claro que, ao bater sempre na mesma tecla, a gente tende a se tornar chato, mas não dá para não retomar o assunto de tempos em tempos - como faço agora, para falar do VírusTotal.

Sabemos que nenhum antivírus garante 100% de segurança, e há casos em que uma segunda opinião pode fazer toda a diferença. Assim, quando você tiver dúvidas sobre um arquivo que não tenha sido condenado pelo seu antivírus, acesse http://www.virustotal.com/ e submeta-o a uma checagem feita simultaneamente com 35 ferramentas de segurança diferentes - se obtiver o aval de todas as ferramentas antivírus utilizadas pelo programa, é bem provável que você possa abrir o arquivo suspeito sem maiores preocupações.

Observação: Se preferir, digite http://www.virustotal.com/pt/metodos.html na caixa de endereços de seu navegador e faça o download do freeware VirusTotal Uploader, que adiciona a entrada VirusTotal ao menu de contexto que se abre quando você dá um clique direito sobre um arquivo qualquer. Vale lembrar, todavia, que o VirusTotal Uploader serve apenas para checar arquivos suspeitos por demanda - ou seja, não oferece proteção ativa em tempo real e nem desobriga o usuário de manter um antivírus residente ativo, atualizado e adequadamente configurado.

Tenha em mente que instalar, atualizar e configurar adequadamente boas ferramentas de segurança é a melhor maneira de você se proteger de ameaças virtuais. Entretanto, é preciso também criar hábitos seguros de navegação - ou seja, evitar sites suspeitos (notadamente os de sexo e de hackers) e tomar muito cuidado com anexos e links que vêm em e-mails não solicitados. 

Redobre os cuidados ao receber arquivos que supostamente contêm fotos reveladoras de artistas famosos, por exemplo, e jamais clique nos links contidos em mensagens pretensamente enviadas por Instituições Financeiras ou órgãos como a Receita Federal, a Justiça Eleitoral, a SERASA e outros que tais).