sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pirataria e humor de sexta-feira

Quem compra produtos piratas sabe que está infringindo a lei, mas uma coisa é fazê-lo conscientemente, outra é levar "gato por lebre". E ao contrário do que muita gente imagina, CDs e DVDs piratas não são vendidos apenas por ambulantes, marreteiros e assemelhados: somente no ano passado, a Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) recebeu milhares de denúncias de consumidores que compraram ou alugaram discos pirateados oferecidos como originais. E para piorar, nem sempre é fácil identificar um produto falsificado.
Para não ser enganado ao adquirir seus disquinhos (no comércio formal, evidentemente), repare que, devido a um processo utilizado pelos fabricantes para aprimorar a leitura dos dados, a face gravável do produto original é prateada (espelhada), ao passo que a dos discos piratas costuma ser esverdeada (nos CDs) ou arroxeada (nos DVDs).
Repare também que a estampa original, por ser serigrafada, é diferente da falsificada (impressa em papel e colada no disco). Outro detalhe é o código gravado na parte central da mídia, que deve incluir as letras IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica).
Em caso de dúvidas ou denúncias, contate a APCM pelo telefone 0800 113 941 ou pelo e-mail contato@apcm.org.br.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha de sexta-feira:

HelpLine: "Serviço de ajuda da General Motors. Posso ajudá-lo?"
Cliente: "Entrei no carro e fechei a porta, mas nada aconteceu!"
Helpline: "Você colocou a chave no contato e girou-a?"
Cliente: "O que é contato?"
Helpline: "É uma chave de partida que pega a corrente da bateria e faz girar o motor"
Cliente: "Contato? Motor? Bateria? Corrente? Por que é que eu devo conhecer todos esses termos técnicos só para usar o carro? Além disso, ele rodou legal durante uma semana e agora ele não quer ir a lugar nenhum"
Helpline: "O tanque está vazio?"
Cliente: "Ué? Como é que eu vou saber?"
Helpline: "Tem um pequeno mostrador no painel, com um ponteiro com marcas ‘V’ e ‘C’. Onde é que o ponteiro está?"
Cliente: "Ele está no ‘V’. O que quer dizer?"
Helpline: "Quer dizer que você tem que ir até um posto de gasolina, e encher o tanque. Você pode fazê-lo você mesmo ou pedir para o posto fazê-lo por você"
Cliente: "O que? Eu compro um carro de R$ 50.000 e agora você vem me dizer que ainda preciso comprar mais componentes? Eu quero um carro que venha com tudo incluido! Escolhi sua marca porque tem câmbio automático, freio hidrovácuo, direção hidráulica e travas automáticas, só que não sei como é que funciona."
Helpline: "Você não sabe dirigir?"
Cliente: "Eu não sei o quê?"
Helpline: "Dirigir?"
Cliente: "Eu não sou um técnico! Eu só quero ir para alguns lugares com meu carro!"

Bom fim de semana a todos.