segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curtas

Dias atrás, um leitor pediu minha opinião sobre placas que prometem recuperar o sistema em caso de crashes, vírus, apagamento acidental ou indevido de dados etc., e eu fiquei voltar ao assunto depois de consultar alguns conhecidos que atuam na área, mas nenhum deles pôde avalizar a eficácia desses dispositivos. Entretanto, fuçando em alguns fóruns na Web, encontrei diversas remissões favoráveis ao produto – que, numa visão elementar, faz via hardware o mesmo que o Norton Ghost faz em nível de software, só que com uma gama maior de recursos (e preço mais camarada).
Basicamente, essas placas prometem reverter o sistema a uma configuração pré-definida, anulando em segundos o efeito danoso de malwares e outros softwares que promovem alterações indesejáveis, ou mesmo inibindo (ou desfazendo) a ação de usuários inexperientes, relapsos ou mal-intencionados (talvez elas sejam mais indicadas para computadores públicos, como os de escolas, Lan Houses e Cybercafés, mas nada impede que você instale uma em seu PC de casa, especialmente se compartilha a máquina com outros usuários.
Enfim, considerando que eu não tive condições de experimentar pessoalmente o produto, vou me limitar ao exposto, mas os interessados podem obter informações detalhadas (funcionamento, recursos, compatibilidade, etc.) no site do distribuidor exclusivo da Recovery Card no Brasil (http://www.pcsinformatica.com.br/produtos.html), bem como acessar os manuais dos modelos comercializados pela empresa (basta clicar em DOWLOAD e escolher a versão desejada para visualizar o arquivo PDF).
***
Se você é usuário do Messenger e gosta de “emoticons”, saiba que é possível (e fácil) adicionar as figurinhas que você recebe de outros usuários - ou baixar da internet arquivos que contém dezenas desses ícones. Para aproveitar um emoticon enviado por um amigo durante uma troca de mensagens, basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção Adicionar (se quiser remover ou modificar seus emoticons, selecione-os na lista de emoticons disponíveis e clique em Remover ou Modificar). Já para utilizar emoticons disponíveis em webpages (como http://www.vegegifs.com/, por exemplo), clique com o botão direito sobre a figurinha desejada, clique em Salvar imagem como... e selecione o local para guardar o emoticon – que pode ser sua própria Área de Trabalho. Feito isso, abra o Messenger, clique em Ferramentas > Emoticons... > Criar, selecione o ícone desejado pressionando o botão “localizar imagem”, e depois é só usar!
Boa semana a todos e até mais ler.