quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Registro do Windows e Ferramentas de Tweak (conclusão)

Vimos no post anterior que o Registro engloba arquivos vitais ao funcionamento do computador, e que é possível editá-lo para fazer modificações avançadas no sistema e/ou resolver inúmeros problemas, tais como eliminar chaves inválidas, entradas incorretas, e por aí vai. No entanto, usuários menos experientes devem redobrar os cuidados ao navegar por essas águas turvas. De minha parte, sugiro que você não promova alteração alguma, a menos que tenha certeza do que está fazendo e, mesmo assim, somente após criar um ponto de restauração do sistema e um backup das chaves envolvidas. Para criar um ponto de restauração do sistema:

1. Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema.
2. Na janelinha que se abrir, escolha a opção “Criar um ponto de restauração” e clique em “Avançar”.
3. Na tela seguinte, de um nome ao ponto de restauração, clique em “Criar” e aguarde a conclusão do processo.

Para fazer um backup do Registro:

1. Clique em Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle Enter (ou clique em OK, tanto faz).
2. No menu Arquivo, clique em Exportar.
3. Em “Intervalo de exportação”, marque TODOS para efetuar backup de todo o Registro ou, para efetuar backup somente de uma determinada chave, clique em RAMIFICAÇÃO SELECIONADA e digite o nome da chave que você deseja exportar.
4. Dê um nome ao arquivo, indique o local onde ele deverá ser salvo (Área de Trabalho, por exemplo) e clique em Salvar.

Caso seja necessário desfazer as modificações que você implementar no Registro, basta dar um clique direito sobre o arquivo de backup (que é salvo com a extensão *.reg), escolher a opção “Mesclar” e confirmar a restauração.
A título de ilustração, vejamos como modificar o nome da Lixeira do XP:

1. Abra o Editor do Registro e clique em Editar > Localizar.
2. Digite "Lixeira" (sem as aspas) no campo respectivo e clique em “Localizar Próxima”.
3. Dê duplo clique sobre o valor selecionado (que será apresentado como resultado de sua busca) e, em "Dados do Valor", mude o nome original para aquele que você preferir.
4. Confirme, feche o editor e reinicie o computador para validar a alteração (caso queira reverter essa alteração, siga os mesmo passos e substitua o novo nome pelo anterior).

Observação: Já que falamos na Lixeira, se um dia a sua sumir misteriosamente da Área de Trabalho, abra o Editor do Registro, localize e selecione a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Desktop\NameSpace, aponte para Novo, clique em Chave, digite {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E} e pressione Enter. Selecione então a nova chave e, no painel à direita, dê duplo clique sobre a entrada Padrão. Na caixa de diálogo “Editar cadeia de caracteres”, digite Lixeira na caixa “Dados do valor”, clique em OK, feche o Editor e reinicie o computador.

Antes de encerrar o assunto em pauta, vale lembrar que reconfigurações avançadas podem ser procedidas de forma mais prática e segura com programinhas como o TWEAK UI, que faz parte dos Power Toys (mini-aplicativos desenvolvidos – mas não suportados – pela própria Microsoft).
Outra boa opção é o X-Setup Pro, cuja interface amigável, o auxílio de assistentes e as dicas importantes fornecidos pelo programinha permitem ajustar mais de 1900 configurações do XP de forma simples, segura e fácil de reverter (basta escolher aquilo que se deseja alterar, fazer a mudança e apertar o botão Apply). A despeito de ser um software comercial, ele está sendo disponibilizado gratuitamente por tempo indeterminado (para fazer o download e obter a chave de ativação, basta clicar aqui).
Bom dia a todos e até a próxima.