quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cópia Oculta e outros que tais...

Repassar e-mails “em massa” não costuma ser uma prática muito bem vista, conquanto simplifique a distribuição de piadinhas e outros que tais que desejamos enviar para múltiplos destinatários. No entanto, convém sempre reencaminhar os e-mails como cópias ocultas, e somente após apagar todos os endereços que aparecem na mensagem original. Ao enviar as mensagens, você pode colocar seu próprio endereço no campo “Para:” ou deixá-lo em branco, tanto faz, mas o importante é inserir os endereços dos demais destinatários no campo “Cco:”.
Evite também repassar mensagens “fechadas”, já que, ao recebê-las e abri-las, cada destinatário verá os endereços para os quais elas foram originalmente enviadas. Ainda que dê mais trabalho, o ideal é abrir as mensagens, copiar o texto, colá-lo num novo e-mail e, aí sim, despachá-lo inserindo os endereços de seus contatos no campo “Cco:”.
Tenha em mente que que frases carregadas de erotismo ou respostas a e-mails ácidos com palavras ainda mais cáusticas podem acabar chegando a caixas postais erradas. Para não pagar mico, configure seu Outlook Express para postergar a remessa das mensagens clicando em Ferramentas > Opções > Envio e desmarcando a caixa de verificação "Enviar mensagens imediatamente". Dessa forma, suas novas mensagens ou respostas a e-malis recebidos serão colocadas na Caixa de saída e encaminhadas ao servidor somente quando você clicar no botão "Enviar/Receber", na barra de ferramentas.
Para prevenir outras situações desagradáveis, atente para as seguintes sugestões:

• Tome cuidado ao usar o MSN no trabalho – se trocar as janelas durante uma conversa, é possível que você acabe falando mal do seu chefe para ele próprio.
• Antes de enviar um e-mail, confira o endereço do destinatário, torne a conferir, confira mais uma vez, e só então clique em "Enviar".
• Utilize o serviço de e-mail da empresa somente para assuntos de trabalho (crie um ou mais endereços diferenciados para assuntos pessoais e cadastros em websites).
• Se mandar um e-mail errado, ligue para o destinatário o quanto antes, dê conta do fato e peça-lhe que não leia a mensagem (e torça para que ele seja tão desprovido de curiosidade a ponto de atender seu pedido).

Boa sorte a todos e até mais ler.