sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dicas e Humor de sexta-feira

Houve tempos em que Lan Houses e Cybercafés eram a tábua de salvação para internautas em trânsito ou que não dispunham de acesso rápido à Web a partir do PC de casa, mas eu suponho que a crescente popularização dos notebooks e smartphones e as facilidades das redes 3G tenham reduzido sensivelmente a demanda por esses serviços.
Conforme já comentamos em diversas oportunidades, se compartilhar nosso computador com familiares já envolve riscos, não é difícil imaginar como o perigo se potencializa com o uso de máquinas públicas. Talvez ninguém minimamente responsável cogite de realizar transações online ou compras virtuais no PC do McDonalds enquanto espera o filhote terminar seu lanche, mas sempre há aqueles que não resistem a acessar seus e-mails ou a bater um papinho rápido com seus contatos do Messenger, por exemplo, e aí a porca torce o rabo.
Navegar por websites para se atualizar em relação às últimas notícias, consultar a previsão do tempo, cotar preços de produtos e outras atividades afins não implica risco algum, mas acessar serviços que exijam login irá expor seu nome de usuário e senha, que poderão ser facilmente capturados e utilizados por pessoas mal intencionadas.
Enfim, se for realmente necessário acessar o Messenger através de uma máquina pública, evite simplesmente fechar o programa ao final da troca de mensagens, pois seus dados de login ficarão visíveis para o próximo cliente que for se logar no serviço. Para evitar problemas, clique em Arquivo > Sair, remova seus dados e clique em “Esquecer-me”.
Já se você desconfiar que alguém esteja acessando indevidamente sua conta no GMAIL, clique em Detalhes (no canto inferior direito da página, logo abaixo do item Última Atividade da Conta) e confira a lista das últimas dez atividades exibida pelo serviço (que inclui o país, o estado, o endereço IP, a data, a hora e o tipo de acesso). Na parte superior da tela, você verá o número de sessões simultâneas e poderá efetuar o logoff em todas elas clicando no botão Sair de Todas as Sessões. Feito isso, troque sua senha e pense duas vezes antes de tornar a acessar seus e-mails a partir de um computador compartilhado.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha de sexta-feira:

Numa madrugada fria e chuvosa, poucas horas antes de terminar seu plantão, o delegado se depara com meia dúzia de "damas da noite" trazidas pelo camburão.
Encharcadas em seus trajes sumários, as moçoilas promovem a maior algazarra protestando aos berros feito um bando de gralhas. O delegado as fulmina com o olhar e troveja:
- Muito bonito, senhoras. Posso saber o que vocês estavam fazendo na rua, a esta hora e nesses trajes?
Uma das moças se adianta e responde:
- Ah, seu doutor, nós é puta.
- Nós é, não, nós somos - corrige o delegado.
- Desculpa, doutor, eu não sabia que o senhor era colega.  

Bom final de semana a todos, e até mais ler.
Postar um comentário