quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sacaneando o ladrão...

A postagem de hoje nada tem a ver com as publicações da semana retrasada, embora também remeta a um trabalho de investigação que pode trazer bons resultados se você tiver sua câmera digital roubada.
A propósito, talvez as câmeras de celulares e smartphones não ofereçam todos os requintes dos modelos dedicados, mas “quebram o galho” para quem apenas tira fotos eventuais. Além disso, como suas dimensões nos permitem carregá-las no bolso, elas não chamam tanto a atenção dos amigos do alheio de plantão.
Mesmo assim, é bom saber que um site lançado recentemente promete localizar fotos tiradas com câmeras roubadas, pois toda modelo digital registra nas fotos uma informação oculta (EXIF) que, além de dados sobre o arquivo, inclui o modelo e o número serial do equipamento. Então, basta navegar (usando o Chrome ou o Firefox) até http://www.stolencamerafinder.com/ e arrastar para o campo respectivo uma foto capturada com a máquina em questão. Se o ladrão tiver postado fotos no Flickr, por exemplo, você poderá identificá-lo e tentar convencer a polícia a investigá-lo.
Bom dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário