terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ex machina


Máquinas compradas prontas podem vir registradas em nome de terceiros, pois alguns fabricantes e a maioria dos integradores independentes utilizam seus próprios dados durante a instalação do Windows. Então, ainda que você veja seu nome na barra de título do menu Iniciar e nas suas pastas pessoais, digite winver no menu Executar do XP (ou no campo de pesquisa do menu Iniciar, caso utilize o Seven) e confira as informações a propósito.
Para que o seu nome seja exibido em suas pastas pessoais e outros locais do sistema, você deve criar uma conta com poderes de administrador (da mesma forma como no Vista e no XP, isso é feito através do applet Contas de Usuário do Painel de Controle – para mais informações, clique aqui), reiniciar o computador, logar-se com a nova conta e excluir a original. Se quiser, aproveite para alterar também a figurinha que o representa na barra de título do menu Iniciar (mais detalhes na postagem do último dia 16).
Dando um clique direito em Meu Computador (XP) ou em Computador (Seven), você pode modificar facilmente o nome do computador e do grupo de trabalho, mas se quiser alterar o nome do usuário e da empresa para a qual o sistema foi registrado, terá de fazer uma incursão pelo Registro:

1 - Crie um ponto de restauração do sistema (para mais informações, digite restauração no campo de busca do Blog e clique em Pesquisar).
2 - Digite regedit no menu Executar (XP) ou no campo de pesquisa do menu Iniciar (Seven) e tecle Enter.
3 - Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows NT/CurrentVersion;
4 - Dê duplo clique sobre RegisteredOwner e faça a alteração desejada;
5 - Repita o procedimento para RegistredOrganization, feche o Editor e reinicie o computador.

Se preferir, clique no link  http://antoniocampos.no-ip.com/Software/WindowsRegisteredOwnerInfoEditor/WindowsRegisteredInfoEditor.exe para baixar um executável que facilita sobremaneira esse procedimento.

Abraços a todos e até a próxima.