sexta-feira, 26 de junho de 2015

WINDOWS 7 - FECHANDO ESTE CICLO DE DICAS, TRUQUES E MACETES

DÊ UM PEIXE A UM HOMEM E ELE O COMERÁ. ENSINE-O A PESCAR E ELE FICARÁ O DIA INTEIRO TOMANDO CERVEJA À BEIRA DO RIO.

  • Pousando o ponteiro do mouse sobre os botões da barra de tarefas que correspondem aos aplicativos ativos, você visualiza pequenas miniaturas que dão uma ideia aproximada do conteúdo das janelas. Para aumentar o tamanho dessa representação, abra o editor do Registro do Windows (basta digitar regedit no menu Executar e teclar Enter), navegue até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\CurrentVersion\Explorer\Taskband, clique com o botão direito num ponto vazio do porção direita da tela, crie um novo valor DWORD com o nome MiniThumbSizePx, dê duplo clique sobre ele, selecione Decimal, configure como 300, encerre o editor e reinicie o computador.
  • Para navegar via teclado pelos botões que representam os aplicativos na barra de tarefas, é só pressionar e liberar as teclas Windows+T e usar as setinhas (direita e esquerda) que ficam próximas ao bloco numérico do teclado. Caso queira executar um aplicativo, tecle Enter quando ele estiver selecionado.
  • Se você clicar em qualquer dos ícones da barra de tarefas que representam aplicativos abertos, suas janelas serão exibidas ou ocultadas, mas se o clique for dado com botão central do mouse (scroll), uma nova janela do programa se abrirá. Supondo que seu mouse não dispõe do botão do meio, você pode obter o mesmo resultado mantendo a tecla Shift pressionada enquanto clica com o botão direito sobre o ícone do aplicativo cuja nova janela deseja abrir.
  • Esta dica já tem cabelos brancos, mas muita gente ainda não a conhece: caso você precise se ausentar por um breve período e não quer dar moleza para os abelhudos de plantão, pressione a combinação de teclas Win+L. Isso fará com que a tela inicial seja exibida, solicitando uma senha de logon válida para liberar o acesso ao sistema (desde que você tenha habilitado essa exigência no seu plano de energia, naturalmente). Note que nada será alterado nesse entretempo; quando você cumprir a exigência, terá sua área de trabalho de volta, do jeitinho que a deixou.
  • Um clique direito sobre o botão de qualquer programa aberto na barra de tarefas abre um considerável leque de opções. Experimente com o seu navegador, por exemplo, e veja como fica fácil tornar a acessar os sites mais visitados, reabrir páginas fechadas recentemente ou mesmo abrir uma nova janela normal ou anônima (as opções e respectiva nomenclatura variam um pouco de um browser para outro, mas as opções em si são basicamente as mesmas no IE, Chrome e Firefox). Se preferir, você pode acessar essas listas de atalhos dando um clique normal (esquerdo) no botão desejado e movendo o cursor para cima.
E como hoje é sexta-feira:


Bom final de semana a todos e até segunda, se Deus quiser.