segunda-feira, 29 de junho de 2015

PARA NÃO CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO, USE O “UNDO SEND” DO GMAIL.

DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO. ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS, CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO, CANTANDO VITÓRIA.

Numa comédia a que assisti há alguns anos e de cujo nome já não me lembro, infelizmente , o protagonista se via em apuros para resgatar uma correspondência que lhe causaria uma série de problemas se chegasse às mãos do destinatário. Essa situação, embora hilária no filme, pode ser bastante constrangedora na vida real, e o pior é que as possibilidades de ela ocorrer aumentaram significativamente por conta da popularização do correio eletrônico, já que pressa, mau-humor e cabeça-quente nos levam não raro a ações que geram arrependimentos e dão uma mão de obra danada para consertar.

Claro que não iremos pagar um mico muito grande se despacharmos um e-mail sem anexar o arquivo que a mensagem deveria capear, mas a coisa pode ficar feia se enviarmos um texto malcriado a alguém e depois percebermos que pegamos pesado, e que o que era para ser apenas um puxão de orelhas virou um formidável par de coices. Então, para prevenir dissabores dessa natureza, o Gmail disponibilizou em 2009 o Undo Send ("desfazer enviar", numa tradução literal) recurso mediante o qual o usuário poderia cancelar o envio de mensagens, mas desde que se arrependesse em, no máximo, 5 segundos a contar do momento em que pressionou o botão Enviar.

Importa mesmo é dizer que o recurso implementado “experimentalmente” no Gmail em 2009 passou agora à condição de ferramenta básica (e, convenhamos, já não era sem tempo). Note que, para utilizá-lo, você precisa ativar a opção clicando no botão de configurações do Gmail no canto superior direito da página, sob a foto do usuário e ajustando o tempo em Cancelar envio, na aba Labs (agora as opções vão de 5 a 30 segundos). Feito isso, sempre que enviar uma mensagem você verá, no topo da página, os seguintes avisos: Sua mensagem está sendo enviada... Cancelar (ou Sua mensagem foi enviada. Desfazer, conforme o caso).

Trinta segundos asseguram maior controle do que os módicos cinco segundos do Undo Send original, mas isso ainda é pouco, de modo que convém você conferir cuidadosamente a ortografia, a gramática e os dados do destinatário antes de despachar seus emails. Veja também se os arquivos que devem acompanhar a mensagem foram efetivamente anexados e talvez o mais importante , pense duas, três, ou mesmo quatro vezes antes de rebater um texto ofensivo, pois o tempo disponível para desfazer a burrada pode não ser suficiente. E depois não adianta chorar.

Abraços a todos e uma ótima semana.