segunda-feira, 23 de outubro de 2017

AINDA SOBRE O WINDOWS 10 FALL CREATORS UPDATE

O ENEM AVISA AOS INSCRITOS NA PROVA: NÃO ESTUDEM AÉCIO. ELE NÃO CAI.

O Update de outono do Windows 10 foi liberado no último dia 17 e está sendo distribuído para todos os usuários do sistema, começando pelos que dispõem de máquinas mais recentes ― os demais receberão a atualização nas próximas semanas, mas existe um jeito de furar a fila, como foi explicado na postagem em questão).

A PC WORLD EUA publicou um artigo abordando algumas das principais novidades, com destaque para óculos de realidade mista e outras inovações interessantes ― desde que combinadas com produtos desenvolvidos pelas fabricantes de hardware parceira da Microsoft, tais como headsets especiais para tirar proveito dessa nova tecnologia.

No âmbito da segurança, o acesso controlado protege arquivos e pastas de mudanças não autorizadas, o que constitui uma defesa contra os ataques ransomware ― como os que trouxeram seriíssimos aborrecimentos para milhões de usuários de PCs em meados deste ano. Outra inovação digna de nota é um recurso inovador que usa a nuvem para aprimorar a integração entre PCs e smartphones ― depois de instalar o app do Microsoft Edge e/ou o Microsoft Launcher e linkar o smartphone com a sua conta Microsoft, é possível enviar páginas web e arquivos para o PC com Windows 10 por meio da opção Continuar no PC, além de responder mensagens ou ver ligações não atendidas no telefone conectado à conta do usuário.

O OneDrive das edições anteriores foi substituído pelo OneDrive Files on Demand, que torna visíveis e acessíveis, a partir do explorador de arquivos do computador, todos os arquivos que o usuário armazenou no serviço na nuvem, aí incluídos também os que só estão armazenados na nuvem ― a pasta do OneDrive inclui ícones que mostram se o arquivo está armazenado localmente ou apenas na nuvem, e, ao abrir esse arquivo, ele será baixado da nuvem para o computador, permitindo ao usuário escolher manualmente quais arquivos e pastas deverão ser salvas off-line. E no caso um app tentar baixar e usar um arquivo armazenado na nuvem, o Windows 10 exibe uma notificação com todos os detalhes, incluindo opções para cancelar o download ou bloquear o aplicativo impertinente.

Merecem destaque também o Story Remix ― uma evolução do app Photos que cria coleções incríveis com imagens e vídeos, trilhas sonoras editáveis e objetos e animações em 3D (a partir do Remix 3D, também da Microsoft) ― e as Delivery Optimization Advanced Options ― que permitem controlar como o Windows 10 lida com updates (por exemplo, a quantidade de banda usada para o download e upload de atualizações do Windows) ―, além de um novo Monitor de Atividade, que informa a quantidade de dados usados nos updates do sistema naquele mês.

Outras novidades são o painel de emojis ― que se abre mediante o atalho de teclado Windows + a tecla ponto (.); o teclado virtual ― que agora emula o teclado Word Flow do Windows 10 Mobile; e a adição de websites diretamente à barra de tarefas usando o ícone do site como a sua imagem na barra ― busque pela nova opção “Pin this page to the taskbar” nas configurações do navegador Edge). Falando no Edge, o navegador agora entra em modo de tela cheia por meio de um botão ou através da tecla F11 (recurso que a maioria dos browsers já ofereciam há um tempão), e um novo campo na aba de desempenho do Gerenciador de Tarefas exibe, em tempo real, informações sobre as principais atividades do processador gráfico (GPU).

O menu de contexto, que se abre quando clicamos em algo com o botão direito do mouse, traz uma opção de compartilhamento que permite encaminhar rapidamente o item em questão, e a Calculadora passou a converter moedas ― o que, segundo a Microsoft, era “um dos principais pedidos” dos seus usuários (a ferramenta usa a Internet para obter informações sobre as taxas de câmbio, mas inclui um modo off-line que exibe valores aproximados).

Agora é só aguardar a chegada do update ou adiantar o expediente seguindo os passos sugeridos no post anterior. Boa sorte.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: