quarta-feira, 11 de julho de 2018

AINDA SOBRE O CLIPBOARD DO WINDOWS

GRAVEM-SE OS BENEFÍCIOS NO BRONZE E AS INJÚRIAS NO AR.

Vimos que o clipboard (ou área de transferência) do Windows permite armazenar um item a cada vez — ou seja, se copiarmos uma imagem de uma webpage, por exemplo, e não a colarmos no local de destino antes de realizarmos outra cópia qualquer, ela simplesmente “desaparece”. Vimos também que é possível contornar esse inconveniente usando o CopyQ, mas o Clipboard Master, que é igualmente gratuito e faz mais ou menos a mesma coisa, é outra excelente opção para “turbinarmos” a área de transferência do sistema.

Depois de baixar o programinha (sugiro fazê-lo a partir do site do fabricante), escolha uma das três opções de instalação (Simples, Default e Professional). A diferença entre elas está na possibilidade de configurar cada atalho e recurso apresentado; caso você não seja um usuário avançado, fique com uma das duas primeiras e evite a Professional.

O software oferece múltiplas opções de personalização e coleção automática ou manual. Você pode copiar diversos arquivos ou somente os trechos desejados, bem como realizar buscas no clipboard. Detalhe: os dados armazenados permanecem listados, mesmo depois que você reinicia o computador.

Usar o Clip Master é fácil. Bastam poucos minutos para você descobrir como organizar os elementos copiados por tipo (textos, imagens, links etc.) e pesquisar o conteúdo através da prática caixa de buscas (recurso que o CopyQ não oferece). Sempre que um novo item for copiado, ele irá para a lista do aplicativo. Por padrão, o acesso ao painel pode ser feito através do atalho Win+V ou mediante o pressionamento simultâneo dos dois botões do mouse. Assim que localizar o elemento desejado, basta selecioná-lo e colá-lo num arquivo qualquer, enviá-lo por email ou usá-lo conforme suas necessidades.

Como seguro morreu de velho, não deixe de criar um ponto de restauração antes de instalar o aplicativo (não só esse, mas qualquer aplicativo). Para saber mais sobre a restauração do sistema no Windows 10, reveja esta postagem.

Visite minhas comunidades na Rede .Link