terça-feira, 3 de dezembro de 2019

COMO EXCLUIR SEU PERFIL NO INSTAGRAM


É SÓ ISSO. E É TUDO ISSO.

De certa maneira, as redes sociais são como o casamento: fáceis de entrar e difíceis de abandonar. O que deveria ser possível com uns poucos cliques do mouse torna-se um calvário para quem não conhece o caminho das pedras. 

Se você sucumbiu ao canto da sereia do Instagram, por exemplo, e depois quis desativar ou excluir seu perfil, deve ter notado que não é possível fazê-lo via interface do aplicativo, mas somente pela versão Web.

A boa notícia é que você pode pedir o divórcio tanto pelo computador quanto pelo smartphone, mas tenha em mente que, além do perfil, suas fotos e vídeos, comentários feitos e recebidos, curtidas e amizades serão definitivamente removidos, a exemplo das atividades nos perfis que você seguia. Portanto, se houver algo que você deseje preservar, faça-o agora ou cale-se para sempre.

Quem quiser simplesmente ocultar suas fotos poderá fazê-lo arquivando os posts no Instagram, que, a partir daí, ficarão visíveis apenas pelo titular da conta, e podem facilmente voltar a seu perfil quando forem desarquivados, juntamente com todas as curtidas e comentários. Basta acessar o perfil, tocar no menu do post que deverá ser arquivado e selecionar Arquivar. Caso queira exibi-lo novamente, o usuário precisa apenas acessar seu perfil, tocar no ícone do relógio (arquivo), depois no post que deseja tornar visível e, no menu do post, selecionar Mostrar no perfil. A publicação voltará para o lugar original com os respectivos comentários e curtidas.

Caso você queira apenas "dar um tempo", pode desativar a conta temporariamente e, se for o caso, reativá-la mais adiante. Entrementes, seu perfil e suas fotos ficarão ocultos — ou seja, não poderão ser vistos nem encontrados na busca —, mas permanecerão salvos até você voltar à rede social. Também nesse caso o Instagram não permite fazê-lo pela interface do aplicativo, apenas pelo site da plataforma. Então, acesse a página do Instagram no seu navegador (pelo computador ou pelo smartphone, tanto faz), faça o login (ou clique em Entrar como @nomedeusuario), toque no ícone de usuário, depois em Editar Perfil, role até o fim, clique em Desativar minha conta temporariamente, informe o motivo e digite sua senha para concluir a desativação.

Caso queira mesmo apagar o perfil, abra o navegador e vá até a página  instagram.com/accounts/remove/request/permanent. Se você não tiver feito o login, será solicitado a fazê-lo. Na sequência, informe o motivo que o levou a excluir sua conta (dependendo da sua resposta, o Instagram pode sugerir outras soluções). Para seguir adiante com a exclusão, insira sua senha para confirmar e toque em Excluir minha conta permanentemente.

Note que o sistema não permite reativar contas excluídas; você poderá voltar à rede criando outro perfil, mas não poderá usar o mesmo nome de usuário nem editar em uma conta já existente.