A
BURRICE MATA.
Houve um tempo em que o email era o webservice mais utilizado pelos internautas. Mas também houve um tempo em que a gente alugava filmes em vídeo na locadora da esquina, programava o VCR para gravar um programa que queria ver, mas como ia passar de madrugada e o dia seguinte era dia de branco...
Observação: Antes que algum chato mal-informado me censure por usar essa "expressão racista", esclareço que "dia de branco" significa "dia de trabalho", e que a expressão nada tem de racista. Ela surgiu na Marinha, devido à cor (branca, evidentemente) da farda que os marujos usam para trabalhar.
Voltando ao Correio Eletrônico, além da gratuidade, de dispensar papel, envelope, selo e uma viagem até a agência dos Correios, a grande vantagem do email é a rapidez: a gente clica no botão “enviar” e a mensagem chega à caixa postal do destinatário em questão de segundos (ou de minutos, no pior dos cenários). Se ele vai acessá-la e ler o texto com a mesma rapidez, bem, aí já é outra história. Aliás, existe uma maneira de saber se o email foi aberto pelo destinatário, embora não garanta que a mensagem tenha sido lida. Mas isso é assunto para outra postagem.
Em algumas situações, pode ser interessante programar o envio de um email para outro dia. Um bom exemplo é quando lembramos do aniversário de alguém depois que a data passou. Claro que isso dificilmente acontece com quem usa o famigerado WhatsApp (programa do qual eu quero distância), ou mesmo o Facebook (que alerta para o aniversário dos contatos com antecedência), mas informação é como arma: melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Se alguém a quem você deseja enviar um email de feliz aniversário completa anos amanhã, na semana que vem ou no final do próximo mês, por exemplo, e você receia que a data passe batido, é bom saber que o LetterMeLater não deixa isso acontecer. E, obviamente, sua serventia não se limita a mensagens de aniversário.
O serviço é gratuito, mas exige a criação de uma conta e o cadastramento de um endereço eletrônico (que será exibido como remetente das mensagens programadas). Da primeira vez é preciso definir o fuso horário e confirmar o endereço de email cadastrado — através do qual você receberá uma mensagem com o link de confirmação, que deverá seguir para sua conta ser ativada.
Feito isso, é só compor o texto, preencher o campo assunto, definir o(s) destinatário(s) e selecionar a(s) data(s) e horário(s) para o envio. É possível até mesmo programar mensagens sem acessar o site (veja como em http://www.lettermelater.com/forum.php?id=2).