segunda-feira, 14 de setembro de 2020

MODO DE SEGURANÇA NO WINDOWS 10 VIA TECLA F8 (FINAL)

É PRECISO ESCOLHER UM CAMINHO QUE NÃO TENHA FIM, MAS, AINDA ASSIM, CAMINHAR SEMPRE NA EXPECTATIVA DE ENCONTRÁ-LO.

Passando agora à dica que me fez publicar esta sequência — resgatar a função que a tecla F8 cumpria, nas versões do Windows anteriores ao Eight, quando era pressionada durante o boot —, o caminho é o seguinte:

1 — Acesse o Prompt de comando com privilégios de administrador (na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas, digite cmd e, entre as opções que serão exibidas do lado direito da janelinha, clique em Executar como administrador).

Observação: O interpretador de linha de comando padrão do Win10 é o PowerShell, que tomou o lugar do Prompt tradicional no menu que é exibido quando damos um clique direito no botão Iniciar (detalhes nesta postagem). Nem todos os comandos que funcionavam no jurássico command.com, que era o utilitário padrão nas versões 3.x/9x/ME do Windows, funcionam no cmd.exe (que o substituiu nas versões XP/Vista/7) ou no PowerShell. E vice-versa.

2 — Na tela do Prompt de comando, digite “bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy” (desconsidere as aspas) e pressione Enter

Uma mensagem dando conta de que a operação foi concluída com sucesso será exibida em seguida. Se em vez disso surgir uma mensagem de comando inválido — algo como The set command specified is not valid. Run "bcdedit /?" for command line assistance. —, feche a janela e refaça os passos desde o início.

Pode ser preciso reiniciar o computador para validar a configuração, e talvez os boots subsequentes (falo dos normais) demorem alguns segundos a mais do que demoravam antes de você fazer a alteração. Isso se explica pelo fato de a reconfiguração se destinar a retardar a inicialização, de modo a permitir que o processo seja interrompido pela tecla F8

Se, por algum motivo, você quiser retornar ao status quo ante, bastará repetir os mesmo passos e, na tela do Prompt de comando, digitar “bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard” (sem aspas), pressionar Enter e reiniciar o computador. 

Era isso, pessoal. Espero ter ajudado.