segunda-feira, 26 de abril de 2021

EDIÇÃO DE IMAGENS E MAQUIAGEM VIRTUAL

MELHOR QUE VENCER É CONVENCER.

O smartphone ainda não é capaz de substituir o PC convencional em todas as situações, mas é possível (e até provável) que você utilize o seu como câmera fotográfica, e se valha dos recursos de edição de imagem que ele disponibiliza para fazer pequenos ajustes e retoques nas fotos.

Note que não estou falando de recauchutagem feita por quem não tem espelho — ou tem vergonha do que vê no espelho —, mas, por outro lado, não é meu papel criticar o comportamento alheio (afinal, de ilusão também se vive e cada um tece como lhe apetece). 

Observação: Apps como MakeupPlus, Perfect 365 e B612 – Best Free Camera & Photo são sopa no mel para ajustar imperfeições no rosto, suavizar cicatrizes, disfarçar rugas e modelar o corpo, o que faz deles excelentes alternativas aos recursos disponíveis em redes como Instagram e Snapchat. Até onde eu sei, usar esse tipo de recurso não chega a ser crime de falsidade ideológica, mas implica o risco de o gato gordo ou a gata velha não ser reconhecido(a) num encontro ao vivo e em cores pelo(a) trouxa que até então só o(a) viu por foto.

Há casos, porém, que o propósito de uma edição de imagem se limita a justar o brilho, que não está ideal, ou o contraste, que poderia ser melhor, ou, ainda, eliminar o indesejável efeito “olhos de vampiro” que podem queimar seu filme. 

Até o Win 8.1, mesmo ajustes dessa natureza exigiam o concurso de apps de terceiros não que isso fosse um problema; editores de imagem gratuitos pululam na Web. Por outro lado, instalar mais um app no PC (ou no smartphone, que é um microcomputador ultraportátil) quando se pode recorrer a um serviço online não é uma boa ideia, mas a coisa muda de figura no Win10, pois ele conta com um recurso nativo que desobriga o usuário a recorrer a um webservice.

Para usar o recurso em questão, basta abrir a imagem com o programa Fotos, clicar sobre o botão cujo ícone representa dois lápis cruzados e explorar as opções disponíveis. É possível, por exemplo, controlar cor e luminosidade, fazer ajustes, retoques e correções, desenhar, adicionar texto, remover olhos vermelhos, recortar, girar, aplicar filtros e efeitos e até criar um vídeo com música.