quarta-feira, 7 de julho de 2021

DE VOLTA AO WINDOWS 11 — OUTRA VEZ (FINAL)

QUEM NADA FAZ ESTÁ PRESTES A FAZER O MAL.

Prosseguindo do ponto em que paramos no post anterior:

Para saber detalhes sobre a placa-mãe do seu computador, pressione Windows+R, digite “msinfo32” (sem aspas) na caixa “Abrir” do menu Executar e pressione OK (ou tecle Enter). A marca da fabricante e o modelo do componente aparecerão na lista do hardware como “Fabricante do sistema” e “Modelo do sistema” — ou “Fabricante da BaseBoard” e “Produto BaseBoard” (vide figura 1).

Aproveite para saber se seu sistema conta com o DirectX 12 (outro requisito exigido pelo Win11). Para isso, torne a abrir o menu Executar, digite “dxdiag” (sem aspas) e clique em OK (ou pressione Enter) para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX.

Observação: Note que A Ferramenta de Diagnóstico do DirectX também é uma opção para descobrir o modelo da placa-mãe e da acelerador gráfica (placa de vídeo) do seu computador (vide figuras 2 e 3).

Também é possível conferir o modelo da placa via Prompt de Comando e WMIC. Para tanto, abra novamente o menu Executar, digite “cmd” (sem aspas) e clique em OK ou tecle Enter para abrir o Prompt de Comando. Para convocar a ferramenta Windows Management Instrumentation Command-Line”, digite na linha de comando (sem aspas) “wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber” e tecle Enter.

Importante: Observe os espaços entre “wmic baseboard get” e a ausência deles o restante do comando, mas mantenha as vírgulas separando os termos.

Feito isso, o WMIC exibirá a informação requisitada — no caso, o nome do fabricante de sua placa-mãe e respetivo modelo.

Para obter essas e outras informações acerca do hardware do seu PC, baixe e instale o CPU-Z, execute o aplicativo. Você verá que todos os campos estarão preenchidos automaticamente com informações sobre sua máquina. 

A tela do app se divide em abas; clique em cada uma delas para verificar informações sobre memória, gráficos, caches e diversos outros elementos do sistema computacional. Basta clicar no item que você quer descobrir e conferir os dados coletados. Clicando na aba Mainboard, você obterá informações sobre a placa-mãe.

O programinha é gratuito, mas não dispõe de versão em português. Isso pode dificultar um pouco sua utilização, sobretudo por usuários pouco familiarizados com termos técnico. Mesmo assim, fica aqui a sugestão.