segunda-feira, 11 de julho de 2022

COMO OCULTAR O APP DO BANCO (E OUTROS) NO SMARTPHONE

ACIDENTES NÃO ACONTECEM POR ACASO, MAS POR DESCASO.


Os índices de roubo e furto de celulares vêm crescendo exponencialmente. Os motivos são vários e diversos, mas um deles tem a ver com os aplicativos financeiros (cujo uso foi potencializado durante a pandemia) e outra parcela de responsabilidade cabe o Pix (por razões cuja obviedade dispensa detalhamento).


Ainda que segurança absoluta seja conto da Carochinha, sempre se pode reduzir os riscos evitando ao máximo expôr o aparelho e ocultando os apps bancários e assemelhados. Mas uma ideia ainda melhor é providenciar um segundo aparelho — que nem precisa ter uma linha telefônica ativa —, concentrar nele todos esses aplicativos e deixá-lo guardado em casa. Como o Wi-Fi funciona normalmente sem um SIM-Card, você poderá usar o aplicativo do banco com maior segurança. Se preferir manter os apps sensíveis no celular de uso diário, não deixe de definir uma senha de desbloqueio e adicionar outras etapas de verificação de identidade. 


Smartphones da Samsung dispõem de um recurso nativo para ocultar os ícones dos programas até da biblioteca de aplicativos. Assim, o app do seu banco (ou outro que você quiser ocultar) só poderá ser acessado mediante uma busca manual. Para testar o recurso, abra as configurações tocando no ícone de engrenagem, acesse a opção Tela inicial, toque em Ocultar aplicativos, navegue pela lista de apps, selecione os que você deseja esconder e toque em OK. Se o aparelho for de outro fabricante, instale uma das diversas ferramentas dedicadas disponíveis na Play Store. Algumas permitem até proteger determinados aplicativos com senha.

 

O iPhone não conta com um recurso nativo para ocultar aplicativos, mas permite removê-los da tela inicial, possibilitando o acesso somente pela biblioteca de aplicativos (que é exibida quando você desliza a tela inicial para a direita). Basta manter o dedo sobre um dos ícones até que todos os apps comecem a flutuar na tela, depois tocar no ícone de traço na horizontal que aparece logo acima do ícone do aplicativo desejado e em Remover da tela de início para confirmar a solicitação. 

 

Vale relembrar que aplicativos ocultos só podem ser acessados através de uma busca manual. No Android, é preciso abrir a gaveta de apps, digitar o nome do programa desejado na barra de busca e tocar em Abrir (na barra inferior da tela de informações). No iPhone, como não há uma maneira nativa de esconder apps, acessa-se a biblioteca (deslizando com o dedo para a direita) e digita-se o nome do programa em questão.

 

De novo: havendo possibilidade, use um segundo celular.