QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM.
Se você seguiu a sugestão do post anterior e concentrou seus aplicativos “sensíveis” num celular sem chip da operadora, saiba que é possível usar o WhatsApp nesse aparelho, o que pode ser útil quando o telefone que você usa no dia está desligado ou recarregando a bateria, por exemplo. Veja como proceder:
1. Baixe o WhatsApp no celular sem chip, instale e abra o programa.
2. Na página seguinte, toque em Aceitar e Continuar e insira o número cadastrado no seu chip.
3. Um torpedo (SMS) com um código será enviado para o aparelho que com o chip da operadora cadastrado no passo anterior.
4. Digite o código no WhatsApp para prosseguir com a instalação e defina se quer restaurar o histórico de conversas ou não.
5. O WhatsApp abrirá, suas conversas aparecerão e você pode utilizar o mensageiro normalmente.
Observação: De tempos em tempos, é possível que você seja instado a informar sua senha numérica de segurança (código de acesso ou PIN).
Se você não aprecia os sons que o WhatsApp usa por padrão, saiba que é possível alterar o toque para notificações em conversas individuais, grupos e chamadas telefônicas, mas não as chamadas em grupo, já que o app usa um efeito sonoro padrão para elas.
Para fazer as modificações no Android, acesse a tela Configurações do WhatsApp, toque em Notificações e veja que a tela seguinte permite escolher o toque para chamadas e alterar o efeito sonoro de notificações em conversas individuais ou em grupos. Toque nas respectivas abas para abrir a lista de sons, escolha o efeito sonoro de sua preferência e toque em Salvar para validar a alteração.
No iPhone, abra as Configurações do WhatsApp, toque em Notificações e na aba Som para alterar, escolha entre as opções disponíveis e toque em Salvar. Para chamadas de voz, o WhatsApp reproduz o mesmo toque do aplicativo Contatos do iPhone. Para modificá-lo, altere o toque do aparelho nas configurações do sistema.
Também é possível mudar o Papel de Parede. Confira:
No Android, abra o WhatsApp e toque nos três pontinhos, depois em Configurações e na opção Papel de Parede (no iPhone, toque no ícone de engrenagem, no canto inferior direito, e selecione a aba Conversas).
Em ambos os casos, clique em Escolher o papel de parede… e escolha um dos modelos nativos ou uma mídia da galeria (se definir uma cor sólida, você poderá habilitar o Doodle — conjunto de pequenos desenhos num tom mais claro).
Note que:
1) Se você alterar o papel de parede com o modo claro ativado, o WhatsApp memorizará a opção (o mesmo vale para o modo escuro); assim, sempre que você alternar entre os modos o papel de parede acompanhará a mudança.
2) O papel de parede fica visível somente para você, ou seja, os demais participantes do chat não verão a sua tela de fundo, mas sim a que eles configuraram em seus próprios aparelhos.