quarta-feira, 13 de julho de 2022

NEGRITO, ITÁLICO, TACHADO E MONOESPAÇADO NO WHATSAPP E NOTIFICAÇÃO DE CORREIO DE VOZ NO CELULAR

MELHOR TER E NÃO PRECISAR USAR DO QUE PRECISAR USAR E NÃO TER..

Por alguma razão (não me pergunte qual), alguém pode querer escrever em negrito e/ou itálico numa mensagem de WhatsApp. Em sendo ocaso: 

 

Para aplicar negrito, coloque a(s) palavra(s) desejada(s) entre asteriscos; para itálico, faça o mesmo, mas substituindo os asteriscos por sinais de underline; para o efeito tachado (riscado), coloque as palavras entre símbolos de til; para escrever monoespaçado, insira três acentos agudos antes e três depois da porção de texto desejada. 

 

Outra maneira de formatar o texto é selecionar a palavra ou frase desejada, tocar no ícone de edição e escolher negrito, itálico, tachado ou monoespaçado. Vejamos isso melhor: 


No Android, toque e mantenha o dedo pousado sobre a frase ou texto e selecione “Negrito” ou “Itálico” — toque no botão de três pontinhos (“Mais”) para selecionar “Tachado" ou “Monoespaçado”.


No iOS, selecione o texto ou frase, toque na opção BIU e selecione “Negrito”, “Itálico”, “Tachado” ou “Monoespaçado”. 

 

Observação: Você pode mudar o estilo de uma única palavra ou frases inteiras, desde que inicie e finalize o comando com o símbolo correspondente de cada formatação.


Outra dica que eu reputo interessante tem a ver com o recurso Apagar mensagens, que oferece duas opções: 1) Apagar para mim e 2) Apagar para todos. Ambas dispensam maiores considerações. Interessa dizer que, segundo o portal WABetaInfo, o WhatsApp deve lançar em breve um recurso que permitirá desfazer apagamentos acidentais


Com essa nova ferramenta, a notificação exibida depois que você seleciona  “Apagar para mim” incluirá a opção “Desfazer”, que anula a ação, mas para isso é preciso que você seja rápido, porque ela só permanecerá visível durante uns poucos segundos (nada muito diferente do que acontece quando a gente envia emails pelo GMail, p.ex.)

 

Para encerrar, mais uma dica interessante, mas nada tem a ver com o WhatsApp, e sim com o correio de voz  — um recurso que é cada vez menos utilizado, mas que continua presente nos celulares Android e nos iPhones. 


Atualmente, quase ninguém deixa mensagens na "caixa postal" quando o número chamado está ocupado ou indisponível, mas um alerta é exibido no aparelho receptor da chamada se a pessoa que ligou ouvir a mensagem de redirecionamento até o famoso "após o sinal, deixe sua mensagem etc."


Se a notificação exibida na tela o incomoda e você não quer ter o trabalho de ouvir o "recado" e comandar seu apagamento, saiba que é fácil resolver esse "problema": 


Usuários do iPhone devem selecionar Ajustes > Telefone > Notificações e desmarcar a opção Avisos. No sistema Android é preciso tocar no ícone da engrenagem para abrir as Configurações, selecionar Apps e notificações > Informações do app, localizar o aplicativo Telefone na lista, tocar em Notificações e desativar o botão Correio de voz.