quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

WHATSAPP — SEGURO MORREU DE VELHO

AQUILO A QUE CHAMAMOS SORTE É O CUIDADO COM OS PORMENORES.

 

O Brasil só perde para a Índia em número de usuários do WhatsApp. Como a popularidade do programinha atrai a bandidagem, é preciso tomar alguns cuidados ao usá-lo, começando pelos links, que são sempre suspeitos. Mesmo que a mensagem provenha de um parente ou amigo, a pessoa pode não saber que o link é malicioso. Então, cheque se o site é conhecido, se há algo de estranho nos caracteres e se o contexto da conversa justifica o envio do link. Na dúvida, confirme com o remetente se foi mesmo ele que o enviou.

 

A autenticação em duas etapas não é uma muralha intransponível, mas reduz as chances de ter a conta roubada. Com ela ativada, qualquer tentativa de verificar o número de telefone no aplicativo deverá ser acompanhada de uma senha de seis dígitos criada pelo próprio usuário. Como o recurso não vem ativado por padrão, é preciso acessar o app e tocar em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar (também é possível cadastrar um email para desabilitar a função, para o caso de você esqueça a senha).

 

O WhatsApp Web pode ser acessado a partir do computador, o que facilita a vida de quem passa muito tempo usando o PC e/ou prefere digitar as mensagens num teclado físico. Mas não convém usar esse recurso em máquinas de terceiros — caso não haja alternativa, assegure-se ao menos de sair de sua conta quando terminar e, se possível, limpar o histórico do navegador.

 

Conforme a quantidade de fotos e vídeos que você recebe dos contatos ou que são compartilhados em grupos de bate-papo, o WhatsApp pode consumir um volume considerável de dados do seu plano de internet móvel. Por padrão, ele baixa automaticamente esse conteúdo em segundo plano — ou seja, o mensageiro nem precisa estar aberto para devorar sua franquia. 

Toque em Configurações > Dados e armazenamento > Download automático e, em "Quando utilizar rede de dados", desmarque todas as opções e confirme em OKPara não ficar sem espaço no armazenamento interno do aparelho, instale um SD Card de 128GB ou maior. Caso seu celular não suporte cartões de memória, transfira os arquivos mais volumosos para o Google Drive (ou iCloud, conforme o caso). 

 

Observação: Com o backup de conversas do WhatsApp, você não corre o risco de perder suas mensagens e arquivos se seu aparelho for roubado ou deixar de funcionar. Toque em Configurações > Conversas > Backup de conversas para ativar ou configurar a função e, uma vez concluído o upload, apague as mensagens do aparelho.

 

O WhatsApp protege a privacidade dos usuários com criptografia de ponta-a-ponta, mas é bom ter em mente que as conversas e os arquivos pessoais sensíveis que você compartilha podem cair em mãos erradas. 


Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.