ALGUMAS COISAS SIMPLESMENTE DÃO ERRADO; OUTRAS CONTINUAM DANDO ERRADO ATÉ QUE TUDO ESTEJA COMPLETAMENTE FODIDO.
Dispositivos computacionais precisam de um "refresh" de tempos em tempos, mas há quem deixe o PC lidado dia e noite, sob o pretexto de economizar o tempo de inicialização e prolongar a vida útil do HDD e de outros componentes. Cada um pode achar o que bem entender, evidentemente, mas negar os fatos é burrice.
A primeira coisa a fazer quando o computador fica lento, congela ou passa a se comportar de modo estranho é justamente reiniciar o sistema. Guardadas as devidas diferenças, isso se aplica também a decodificadores de TV por assinatura, modems, roteadores Wi-Fi, impressoras, smartphones e por aí afora.
Desligar da tomada ou reiniciar um dispositivo que está lento ou travando é quase uma “regra universal” da tecnologia, pois isso faz com que a energia dos transistores seja descarregada, a memória RAM, esvaziada, e os processos que estavam causando o “congestionamento”, encerrados. Em outras palavras, o sistema retorna a seu “estado inicial”.
Observação: Um smartphone pode permanecer ligado por mais tempo que um desktop ou um notebook, mas é sabido que a bateria aquece menos e recarrega mais rapidamente com o aparelho desligado. Para bom entendedor...
No caso dos modems e roteadores, a reinicialização não "aumenta a velocidade — seja porque ela depende diretamente do plano contratado com a operadora, seja porque a lentidão pode estar relacionada com interferências no sinal Wi-Fi ou com o próprio dispositivo que está tentando se conectar à rede —, mas faz com que os aparelhos voltem a funcionar sem sobrecargas, o que pode melhorar a qualidade do sinal.
Para reiniciar esses dispositivos, use o botão liga/desliga ou desconecte o cabo de energia da tomada (ou do filtro de linha/estabilizador/nobreak, se houver). Jamais introduza um clipe ou outro objeto pontiagudo no orifício de "reset", já que ele serve para reverter as configurações ao modo de fábrica, o que anula os ajustes feitos pelo técnico da operadora no momento da instalação.
No caso dos modems e roteadores, a reinicialização não "aumenta a velocidade — seja porque ela depende diretamente do plano contratado com a operadora, seja porque a lentidão pode estar relacionada com interferências no sinal Wi-Fi ou com o próprio dispositivo que está tentando se conectar à rede —, mas faz com que os aparelhos voltem a funcionar sem sobrecargas, o que pode melhorar a qualidade do sinal.
Para reiniciar esses dispositivos, use o botão liga/desliga ou desconecte o cabo de energia da tomada (ou do filtro de linha/estabilizador/nobreak, se houver). Jamais introduza um clipe ou outro objeto pontiagudo no orifício de "reset", já que ele serve para reverter as configurações ao modo de fábrica, o que anula os ajustes feitos pelo técnico da operadora no momento da instalação.
Espere ao menos um minuto para religar o aparelho (o intervalo é necessário para descarregar a energia dos transistores e apagar o conteúdo das memórias voláteis). O processo de reinicialização pode demorar alguns minutos. Quando todas as luzes estiverem acesas, verifique se o problema de conexão (ou lentidão) foi resolvido.
Observação: Para testar a velocidade da conexão (detalhes na postagem do último dia 13), prefira usar um cabo Ethernet para conectar o PC ao modem/roteador, já que a velocidade da rede Wi-Fi será sempre inferior à da conexão cabeada.
Observação: Para testar a velocidade da conexão (detalhes na postagem do último dia 13), prefira usar um cabo Ethernet para conectar o PC ao modem/roteador, já que a velocidade da rede Wi-Fi será sempre inferior à da conexão cabeada.