sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

ANDROID — ESPAÇO NUNCA É DEMAIS (CONTINUAÇÃO)

O QUE ABUNDA NÃO EXCEDE.

Files do Google não é muito conhecido, mas simplifica a organização do armazenamento oferecendo sugestões de limpeza. Basta abrir o aplicativo e explorar as diversas possibilidades. 


Para facilitar, você pode tocar em Configurações (no canto superior esquerdo da tela), ativar a opção Mostrar arquivos ocultos, selecionar Dispositivos de armazenamento e, em Armazenamento interno, localizar a pasta FilesByGoogleTrash, tocar nos três pontinhos e em Excluir permanentemente.

 

O Google Keep é um serviço que funciona através de notas, listas, fotos e áudios. Ele é sincronizado com o Google Drive e pode ficar cheio com o passar do tempo, razão pela qual você excluir notas antigas e limpar a lixeira abrindo o aplicativo Google Keep, tocando nos três pontinhos, depois em Lixeira, novamente nos três pontinhos e, no campo superior direito da tela, selecionando Esvaziar lixeira. 

 

Observação: Aparelhos da marca Samsung vêm com menos aplicativos do Google pré-instalados porque a fabricante embala seu próprio pacote de apps, entre os quais o navegador Samsung (que substitui o Chrome) o teclado Samsung (que substitui o Gboard) e o Samsung Notes (que substitui o Google Keep).

 

Deletar aplicativos inúteis ou pouco usados libera espaço e descongestiona a memória, melhorando, consequentemente, o desempenho do aparelho. É possível executar esse procedimento de duas maneiras: a primeira consiste arrastar o app em questão até a página inicial e tocar em Desinstalar, no canto superior da Tela; a segunda  eu acho melhor tocar em Configurações > Aplicativos, localizar o app em questão e, em Informações do app, selecionar a opção Desinstalar.