quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

GOOGLE E ANDROID — UM POUCO DE HISTÓRIA

ESQUECER É UMA NECESSIDADE. A VIDA É UMA LOUSA, EM QUE O DESTINO, PARA ESCREVER UM NOVO CASO, PRECISA DE APAGAR O CASO ESCRITO.

 

Em outubro de 2003, Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White fundaram a Android Inc. O propósito original era desenvolver um sistema inovador para câmeras digitais, mas o que acabou sendo criado foi um SO mobile baseado no kernel do Linux, mas com uma interface simples e funcional. 

Dois anos depois, a empresa foi comprada pelo Google, que se tornou concorrente da Microsoft (desenvolvedora do Windows Mobile) e da Apple (fabricante do iPhone e criadora do iOS). Batizado de Sooner, seu primeiro protótipo de celular lembrava o BlackBerry, mas o furor causado pelo LG Prada e pelo iPhone levou à substituição do teclado físico por uma versão touch. 
 
O primeiro Android comercial foi lançado oficialmente em 22 de outubro de 2008. Hoje, o robozinho verde é o sistema mais utilizado no mundo — não só em smartphones, mas também em netbooks, smartbooks, câmeras digitais, tocadores de mp3, telefones fixos, smart tv’s, smart watches, consoles de videogames, e por aí vai. 

Já o mecanismo de buscas mais popular do planeta foi desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, em meados dos anos 1990, e batizado de BackRub! Posteriormente, o nome foi mudado para Google — um trocadilho com o termo "gugol", que representa o número 1 seguido de 100 zeros. 
 
A empresa Google Inc. foi fundada em 4 de setembro de 1998. Mais adiante, o lançamento de ferramentas como GMail, Google Earth, Google Talk, Google Reader, Google Analytics, Google Maps, Google Docs e a aquisição do Youtube, transformaram o pequeno quarto de dois estudantes universitários na maior empresa de internet do planeta.