quarta-feira, 2 de agosto de 2023

AINDA SOBRE O WHATSAPP

EXISTEM COISAS AO NOSSO REDOR QUE NUNCA VIMOS PORQUE NUNCA OLHAMOS REALMENTE. 

O depoimento de Alexandre de Moraes deu um contorno político à suposta agressão e desmontou a versão da família Mantovani. As imagens gravadas na Itália somam cerca de 5 minutos e não têm áudio, mas devem confirmar a versão do ministro. Mudando de um ponto a outro, a Operação Escudo deixou mais de 10 mortos e foi considerada truculenta. "Nenhum ataque a nossos policiais ficará impune", disse o governador Tarcísio de Freitas, que vem sendo acusado pela mídia de avalizar um modelo de segurança pública no qual pobres e pretos são culpados até prova em contrário e determinadas pessoas são executadas como prova em contrário. Críticas como essa me lembram a célebre fábula do Velho, o Menino e o Burro e o velho adágio lusitano segundo o qual "em casa onde falta pão, todos gritam e ninguém tem razão".

O reloginho que aparece quando enviamos uma mensagem pelo WhatsApp sinaliza que o app está tentando entregar a mensagem — tarefa que tende a demorar mais quando estamos longe do roteador ou quando sinal da rede 4G/56 está fraco. Uma setinha cinza indica que a mensagem foi enviada, e duas, que ela foi entregue. Na cor azul, as duas dão conta de que o contato acessou o aplicativo, mas que ele leu a mensagem  exceto no caso dos grupos, quando elas indicam que ela foi lida por alguns ou todos os membros (para saber quem a leu, basta arrastar a mensagem para a esquerda). 

Exibido na cor cinza, o ícone do microfone informa apenas que o áudio foi enviado. O ícone fica verde quando a mensagem é entregue, e azul quando o contato ouve o áudio. Já o ícone do alto-falante na cor cinza e cortado por um traço dá conta de que a conversa (individual ou em grupo) foi silenciada.
 
Um recurso que começou a ser distribuído no último dia 27 permite gravar vídeos de até 60 segundos e enviá-los em tempo real
. Para isso, abra uma conversa e toque no ícone do microfone, que assumirá o formato de uma câmera. Mantenha o dedo sobre ela (ou trave-a da mesma forma como você trava o microfone durante uma gravação de áudio) e grave seu vídeo, que será transmitido e reproduzido automaticamente, no modo silencioso, na tela do destinatário (ele terá de tocar na mensagem para ativar o som).

Observação: O novo formato não substitui a ferramenta tradicional de vídeos no aplicativo, mas dá mais uma opção para mostrar algo importante naquele momento. "Estamos adicionando a capacidade de gravar e compartilhar instantaneamente uma mensagem de vídeo em seus bate-papos do WhatsApp. É tão fácil quanto enviar uma mensagem de voz rápida", disse Zuckerberg no post.

Enquanto esse recurso estava em fase experimental, dizia-se que os vídeos não poderiam ser reencaminhados diretamente pelo WhatsApp, embora fosse possível salvá-los no aparelho e então reencaminhá-los. Ao testar a nova função, que se tornou disponível para mim início desta semana, reparei que o compartimento direto é possível, como o de qualquer outra mensagem. Vá entender.