segunda-feira, 25 de março de 2024

LIVRE-SE DAS LIGAÇÕES DE TELEMARKETING E SPAM

A QUEM TEM DINHEIRO NÃO FALTAM COMPANHEIROS.

 

Dizem que a ordem dos fatores não altera o produto, que o fruto nunca cai longe do pé e que a desgraça nunca vem sozinha. A denúncia apresentada contra Jair Renan por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica comprova a exatidão dessas pérolas da sabedoria popular: consta que Zero Quatro e seu sócio Maciel Alves tomaram R$ 698 mil em empréstimos bancários usando como lastro um faturamento maquiado de R$ 4,6 milhões da JR da RB Eventos. 
A notícia vem nas pegadas da candidatura do filho do pai a uma vaga de vereador no município catarinense de Balneário Camboriú. Considerando que há zero chance de eventual condenação em segunda instância ocorrer a tempo de impedir a candidatura do pimpolho, cabe ao eleitor balneocamboriuense evitar que mais um membro do clã das rachadinhas e mansões milionárias use o mandato legislativo para se escudar da lei. Não obstante, considerando a maneira como os catarinenses se comportaram nas eleições passadas, a chance disso acontecer é "subzero".
Como observou Churchill, a democracia é a pior forma de governo depois de todas as demais, e o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com um eleitor mediano.

A ANATEL determinou o uso do prefixo 0303 para as ligações de telemarketing, mas alguns aplicativos e webservices podem ajudar a minimizar o incômodo das ligações indesejadas. 


Implantado em 2019, o site Não Me Perturbe bloqueia chamadas de prestadoras de serviços de telecomunicações e instituições financeiras participantes, tanto em celulares quanto em telefones fixos. Basta se cadastrar, informar o número e/ou o nome da empresa de quem não quer receber ligaçõesO serviço tem abrangência nacional e o bloqueio começa a valer em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação, mas tenha em mente que ele não bloqueia ligações de confirmação de dados, cobranças, prevenção a fraudes, oferta de serviços bancários e outras modalidades de crédito.

 

O bloqueio de chamadas do Procon está disponível somente nos estados que não possuem a Lei Não Perturbe. Nesse caso, além de bancos e operadoras de telefonia, também são bloqueadas ligações de operadoras de telemarketing, de cobrança e de empresas terceiras, e a proibição começa a valer em até 30 dias contados da data da solicitação.

 

Existem diversos bloqueadores de chamadas para Android e iOS. Com o Whoscall, o usuário sabe quem está ligando mesmo que o número não esteja salvo na agenda de contatos. O Truecaller identifica chamadas domésticas e internacionais, SMS e números de spam; como a informação é fornecida em tempo real, o usuário pode decidir se atende ou não a ligação.


O iPhone possui um recurso nativo para bloquear chamadas de números desconhecidos. Para ativá-lo, vá em Ajustes, toque no ícone Telefone e  em silenciar desconhecidos. Feito isso, as chamadas irão para correio de voz e serão exibidas na lista de chamadas recentes. 


No Android, abra o app Telefone e, nas configurações, habilite a proteção ID de chamada e spam. Na mesma seção é possível habilitar a função bloquear números desconhecidos, lembrando que esse ajuste descartará qualquer chamada cujo número de origem não estiver gravado na agenda o aparelho.