Macarronada ao sugo, pomodoro e bolonhesa levam tomate. Já vimos como minimizar a acidez desses molhos, mas o "Molho Alfredo" é uma excelente opção escolha quem não aprecia tomate ou simplesmente gosta de variar.
O tempo de cozimento varia conforme o tipo da massa (fresca ou seca) e o formato (longo ou curto). De modo geral, 7 ou 8 minutos bastam, mas convém seguir as instruções impressas na embalagem.
Para o molho:
1 - Coloque 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e uma concha da água do cozimento na outra panela e leve ao fogo médio (o amido que se desprendeu da massa durante a cocção vai deixar o molho mais cremoso)
2 - Quando o molho começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
3 - Prove um pedacinho do macarrão; se ele estiver cozido, mas ainda firme ao morder, transfira-o para um escorredor e passe sob água corrente, para evitar que que a massa continue cozinhando no calor residual. Mas não exagere, pois água fria em excesso vai deixar sua macarronada empapada.
4 - Transfira a massa escorrida para a panela do molho, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora, misture delicadamente com uma colher de pau (ou de silicone), coloque numa travessa, polvilhe com parmesão ralado, enfeite com folhas de salsa ou manjericão picadas grosseiramente e sirva em seguida.
Buon appetito — e, se não for pedir demais, VOTE COM RESPONSABILIDADE.