domingo, 6 de outubro de 2024

MACARRÃO AO MOLHO ALFREDO

QUEM SE APAIXONA POR SI MESMO NÃO TEM RIVAL

Macarronada ao sugo, pomodoro e bolonhesa levam tomate. Já vimos como minimizar a acidez desses molhos, mas o "Molho Alfredo" é uma excelente opção escolha quem não aprecia tomate ou simplesmente gosta de variar. 

Criado em 1908 pelo restaurateur Alfredo Di Lelio, em Roma, essa delícia combina com massa fresca ou seca, longa ou curta (detalhes no próximo domingo), e não leva mais de 15 minutos para preparar se você usar uma panela para a massa e outra para o molho. 

1 - Encha uma das panelas com água (1 litro para cada 100g de massa) e leve ao fogo alto. 

2 - Quando a água ferver, adicione sal (5g por litro), coloque o macarrão (1 pacote de 500g serve 4 pessoas) e mexa com uma colher de pau até a massa ficar "al dente". 

Observação: Se for cozinhar espaguete, jamais parta os fios ao meio para fazê-los caber na panela. Esse formato foi criado para ser enrolado no garfo e degustado em seu comprimento original. Se a panela for pequena, coloque o espaguete em pé. O calor o amolecerá, e ele se acomodará naturalmente na panela. Aí é só mexer para garantir que todos os fios fiquem soltos e esperar dar o ponto. 


O tempo de cozimento varia conforme o tipo da massa (fresca ou seca) e o formato (longo ou curto). De modo geral, 7 ou 8 minutos bastam, mas convém seguir as instruções impressas na embalagem. 


Para o molho:

 

1 - Coloque 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e uma concha da água do cozimento na outra panela e leve ao fogo médio (o amido que se desprendeu da massa durante a cocção vai deixar o molho mais cremoso) 


2 - Quando o molho começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 2 minutos. 


3 - Prove um pedacinho do macarrão; se ele estiver cozido, mas ainda firme ao morder, transfira-o para um escorredor e passe sob água corrente, para evitar que que a massa continue cozinhando no calor residual. Mas não exagere, pois água fria em excesso vai deixar sua macarronada empapada.


4 - Transfira a massa escorrida para a panela do molho, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora, misture delicadamente com uma colher de pau (ou de silicone), coloque numa travessa, polvilhe com parmesão ralado, enfeite com folhas de salsa ou manjericão picadas grosseiramente e sirva em seguida.

 

Buon appetito — e, se não for pedir demais, VOTE COM RESPONSABILIDADE.